Prémios EDPartners nas categorias “Inovação” e “Excelência para o Fornecedor do Ano” foram entregues ao INESC TEC.

O INESC TEC foi um dos grandes vencedores da 3ª edição dos Prémios EDPartners, ao conquistar o primeiro lugar nas categorias “Inovação” e “Excelência para o Fornecedor do Ano”, numa iniciativa de âmbito ibérico que tem como objetivo destacar atores importantes no mercado da energia.

Prémio Inovação distinguiu um projeto do INESC TEC de inspeção de ativos elétricos com recurso a drones de asas rotativas que fazem a inspeção e monitorização de ativos elétricos, tais como linhas, subestações e aerogeradores, com maior autonomia e custos menores.

“A principal inovação desta solução é funcionar de forma autónoma, permitindo uma redução de riscos e otimizando o processo de inspeção. Esta cooperação com a EDP Labelec permite que a transferência de tecnologia se faça de forma eficaz e respondendo às necessidades de mercado”, segundo explica José Almeida, um dos responsáveis pela candidatura.

Alguns dos elementos da equipa que desenvolveu o drone.

A categoria Inovação distingue projetos que demonstrem a capacidade de inovação, entendida neste caso como a implementação de uma solução nova ou significante para a instituição ou um produto, processo ou método novo, que seja capaz de reforçar a posição competitiva e o desempenho através do conhecimento.

Foi ainda atribuído ao INESC TEC o Prémio de Fornecedor de Excelência, que distingue o fornecedor que apresentou o projeto mais bem sucedido de entre todas as categorias a concurso, considerado «o prémio dos prémios», como referiu o Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, Eduardo Catroga. Neste caso, não houve finalistas e o INESC TEC foi uma escolha especial do júri do concurso.

“Uma das missões do INESC TEC é transformar ciência em impacto económico e social. E é preciso confiança da indústria, porque a comunidade científica portuguesa consegue oferecer valor”, afirmou José Manuel Mendonça, presidente do INESC TEC, na sessão de entrega de prémios.

A escolha de um fornecedor de investigação por contrato e de consultoria avançada vai ao encontro da relação intensa e abrangente que existe entre o INESC TEC e quase todas as empresas do Grupo EDP, e que remonta há mais de 25 anos.

Nesta parceria há que destacar colaborações no âmbito de projetos europeus, tais como SuSTAINABLE, evolvDSO, UPGRID, SENSIBLE e InteGrid, tendo daqui resultado inúmeras soluções inovadoras para a atividade das empresas do Grupo EDP.

Organizados pela EDP desde 2012, os Prémios EDPartners pretendem afirmar a excelência através do reconhecimento dos melhores fornecedores no Grupo e projetar internacionalmente os seus parceiros.