Assinatura do protocolo contou com a presença do Presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva

Assinatura do protocolo contou com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva

No dia 14 de novembro, o INESC TEC e a Kyaia, o maior fabricante português de calçado, assinaram um contrato-programa com o objetivo de promover atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico em áreas como planeamento e logística, gestão de cadeias de fornecimento, customização de produtos, organização da produção e sistemas de gestão empresariais.

Este protocolo confere um novo impulso à colaboração de quase duas décadas entre a Kyaia e o INESC TEC, que tem contribuído ativamente para a melhoria da produtividade do setor do calçado, desenvolvendo novos métodos de produção e sistemas inovadores.

De destacar a participação em dois projetos emblemáticos: o HighSpeedShoeFactory para a produção simultânea de grande variedade de modelos, nomeadamente sapatos personalizados; e o ShoeID, novo conceito para gestão de cadeias de fornecimento que inclui a definição de novos processos, sistemas de informação e logística que tiram partido da integração da tecnologia RFID no produto. Estes projetos incluíram outros parceiros, entre eles empresas de base tecnológica e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP).

O grupo Kyaia é o maior fabricante português de calçado. Atualmente, a flexibilidade de produção proporcionada por estas tecnologias assume-se como um dos elementos-chave para o sucesso da marca própria da empresa, a Fly London.

A assinatura do contrato-programa contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que visitou a Kyaia e outras quatro empresas de referência no setor do calçado, bem como o CTCP, no âmbito da terceira jornada do “Roteiro para uma Economia Dinâmica”.