José Manuel Mendonça, Presidente do INESC Porto, e António Osório, Presidente do CA da INCM, na assinatura do protocolo.

O INESC TEC assinou recentemente um protocolo de colaboração com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), que incide especialmente nas áreas da cooperação de sistemas de informação associados à emissão e/ou utilização de documentos de segurança, biometria, criptografia, gestão documental e tratamento de imagem.

Na assinatura do protocolo, que decorreu no auditório do INESC Porto, o Presidente do Conselho de Administração da INCM, António Osório, recuou à história da Casa da Moeda (instituição fundada no século XIV) para frisar a importância da união ao INESC TEC. “Há que lançar a empresa para outros voos, para outros desafios, e os nossos desafios são as novas tecnologias. Esta parceria com o INESC TEC, instituição que está na vanguarda das novas tecnologias, vai permitir-nos desbravar um mundo diferente daquele do século XIV”.

Já o Presidente do INESC Porto (entidade coordenadora do INESC TEC), José Manuel Mendonça, referiu que as competências do Laboratório Associado são essenciais para a diferenciação da INCM, para a construção de novas áreas de negócios e novos produtos”.

A INCM resulta da fusão, em 1972, da Imprensa Nacional e da Casa da Moeda. A empresa tem a seu cargo a produção de bens e serviços fundamentais ao funcionamento do Estado português, como a cunhagem de moeda metálica e a edição de publicações oficiais, onde se destaca o Diário da República. A produção de documentos de segurança, como o cartão de cidadão e o passaporte, é outra das tarefas atribuídas à INCM.