O INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) vai participar num projeto europeu na área da saúde direcionado para casos de cancro da mama. Pretende-se ajudar o paciente e o médico a tomar uma decisão fundamentada sobre o tipo de cirurgia mais indicada para cada caso clínico (nomeadamente a cirurgia conservadora ou a mastectomia).

O projecto, intitulado “PICASSO – Patient Information Combined for the Assessment of Specific Surgical Outcomes in breast cancer”, combina a análise de uma fotografia 3D com exames médicos de rotina que, em conjunto, vão possibilitar o desenvolvimento de técnicas para modelar biomecanicamente a anatomia da mama e perceber o efeito da cirurgia de remoção do tecido canceroso.

Estas ferramentas tornarão possível a exploração de novas estratégias alternativas à cirurgia e a avaliação das consequências das opções disponíveis, respeitando sempre a aparência do peito.

O PICASSO facilitará também a comunicação entre o cirurgião e o paciente e permitirá ao doente tomar parte ativa na decisão final. Estas ferramentas vão ainda permitir avaliar objetivamente a aparência estética do paciente após o tratamento.

O projeto tem a duração de três anos e é realizado em parceria com a Philips, a University College London (no Reino Unido), a Academisch Ziekenhuis Leiden – Leids Universitais Medisch Centrum (na Holanda) e o Institut National de la Santé et de la Recherce Medicale (em França). Do INESC TEC participam os investigadores Jaime Cardoso, Hélder Oliveira e Maria João Cardoso.

Mais informações em http://bip.inescporto.pt/130/noticia02.html.