Edificio INESC TEC

Edifício-sede do INESC TEC, localizado no campus da FEUP.

A partir do dia 28 de maio, com a celebração da escritura pública de alteração dos estatutos do INESC Porto, que incluía a alteração do nome da instituição, o INESC Porto passou a designar-se INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

Esta decisão surge na sequência da alteração da denominação do nome do Laboratório Associado de INESC Porto LA para INESC TEC, em maio de 2011, e de uma fase transitória na imagem da instituição. Com esta alteração, a denominação INESC TEC aplica-se agora não só ao laboratório associado, mas também ao nome da própria pessoa coletiva.

A adoção da marca INESC TEC tem como objetivo consolidar a imagem da instituição como um instituto de I&D que ultrapassa fronteiras. Com seis polos no Porto (sede), Braga e Vila Real, o INESC TEC agrega 12 Centros de I&D e uma Unidade Associada com competências complementares e vocacionadas para o mercado internacional. Tem ainda presença no Brasil, através do INESC P&D Brasil, instituição criada à imagem e semelhança do INESC TEC.

Por outro lado, a alteração dos estatutos incluiu ainda a alteração do  nome do órgão de administração que, em vez de Direção, passará a denominar-se Conselho de Administração.