O INEGI celebra em 2016 o seu 30º aniversário.

O INEGI celebra em 2016 o seu 30º aniversário. (Foto: DR)

“Inovação de base Tecnológica e Competitividade” . É este o tema da Conferência INEGI 2016, que, no próximo dia 14 de novembro, vai juntar líderes e executivos dos setores da indústria, da energia e dos transportes na Alfândega do Porto. A organização do evento é do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e insere-se no âmbito da comemoração do seu 30.º aniversário.

Pretende-se com este encontro desvendar a evolução esperada para os próximos anos em matéria de inovação de base tecnológica e o seu impacto na competitividade das empresas, bem como perceber as estratégias que estão a ser delineadas por setores cruciais como a indústria, a energia e os transportes. Assuntos com impacto direto no desenvolvimento do tecido empresarial e da economia do país, que justificam a presença de Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, na sessão de abertura.

O economista Augusto Mateus, Fundador e Presidente da Augusto Mateus & Associados e antigo Ministro da Economia e Secretário de Estado da Indústria, inaugura o programa para falar sobre inovação, economia e desenvolvimento, numa perspetiva global.

Os painéis de debate começam por focar-se no setor da energia, reunindo à mesa António Costa Silva, Presidente Executivo da Partex Oil and Gas, António Vidigal, Presidente da EDP Inovação, Carlos Martins Andrade, Diretor de Inovação, Investigação e Tecnologia da GALP Energia e Nuno Ribeiro da Silva, Presidente da ENDESA Portugal.

Já para discutir como está e para onde caminha a indústria, estarão presentes Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, Carlos Moreira da Silva, Presidente do Conselho de Administração da BA Vidro, Jorge Fesch, CEO da Sakthi Portugal, S.A. e Mário Pais de Sousa, Presidente Executivo da Cabelte.

O debate em torno do setor dos transportes fica entregue a Ana Isabel Fernandes, Vice-Presidente Negócios de Aeroestruturas da OGMA, Jorge Cerqueira Pinto, CEO da CaetanoBus, Júlio Grilo, Diretor de Engenharia e Inovação do Grupo Simoldes, e Manuel Nunes, CEO da Siemens Mobility.

“Acreditamos que esta Conferência é uma excelente oportunidade para, com os 12 líderes empresariais presentes, debater quais as inovações tecnológicas com maior impacto na competitividade dos setores da energia, da indústria e dos transportes”, refere Alcibíades Paulo Guedes, Presidente do Conselho de Administração do INEGI.

Durante a conferência haverá ainda a oportunidade de conhecer alguns dos projetos mais emblemáticos desenvolvidos pelo INEGI ao longo dos seus 30 anos de história, que estarão em exposição. Um legado que demonstra o contributo que tem vindo a ser dado para o conhecimento produzido em Portugal, assim como para o impulsionamento da inovação de base tecnológica do tecido empresarial.

A participação na Conferência INEGI 2016 é aberta a todos os interessados mas sujeita a inscrição prévia.