Exposição reúne pinturas até agora desconhecidas de Abel Salazar.

Inaugura no próximo dia 24 de abril, pelas 21h00, na Casa Municipal da Cultura de Estarreja, a exposição Inéditos de Abel Salazar, composta por pinturas nunc antes apresentadas ao público, da autoria do histórico professor da Universidade do Porto.

Esta exposição integra as comemorações do 18 de maio – Dia Internacional dos Museus, que este ano tem como tema Museus: As coleções criam conexões, e é realizada no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Casa-Museu Abel Salazar e a Casa-Museu Egas Moniz, ambas pertencentes à Associação Portuguesa de Casas-Museu.

Abel Salazar (1889 – 1946) e Egas Moniz (1874 -1955) foram dois grandes cientistas do século XX. Na morte de Abel Salazar, o único português galardoado com o Prémio Nobel da Medicina. ecreveu: “Abel Salazar: (…) foi uma estrela que procuraram apagar, mas donde saíram muitas luzes e haviam de irradiar maiores fulgores… Abel Salazar não foi apenas um notável histologista, foi um dos grandes artistas da sua época…”.

A união de duas das mais importantes figuras da ciência portuguesa do século e a sua relação com a arte dará ainda o mote para a conferência: “Abel Salazar, Egas Moniz e as Duas Culturas”, agendada para dia 17 de maio, às 18h00.

A exposição vai estar patente até 24 de maio. A entrada é livre.