O Labiomep é uma estrutura de interface de várias faculdades da U.Porto dedicada à investigação e ensino em Biomecânica.

O Laboratório de Biomecânica do Porto (Labiomep) e a Faculdade de Desporto da U.Porto vão acolher, nos dias 27 e 28 de junho de 2013, as jornadas de transferência do conhecimento “Locomoção e Calçado: do laboratório à indústria”.

Organizado conjuntamente pelo Labiomep e o Centro Tecnológico do Calçado, estas jornadas têm o objetivo declarado de lançar o diálogo entre a Universidade e a Indústria, proporcionando junto do tecido produtivo nacional – e especialmente junto das empresas da fileira do calçado – um aumento do conhecimento relativo às virtualidades da investigação em biomecânica aplicada ao estudo da marcha e, nesta, do papel desempenhado pelo calçado.

Para esse efeito, foram convidadas para participar nos trabalhos as empresas do setor participantes em projetos do QREN (Stress-less Shoe e Newalk), assim como estão convidadas a assistir todas as empresas da fileira do calçado que estejam disponíveis a submeter candidaturas a projetos de co-promoção com o Labiomep com vista à incorporação de valências científicas na produção e promoção de calçado.

As jornadas serão compostas por um seminário internacional (“Biomecânica da locomoção e do calçado”), dois workshops (“Análise laboratorial da marcha calçada e descalça” e “Análise laboratorial da corrida calçada e descalça”) e pela defesa pública da tese de doutoramento intitulada “Biomechanics of the Loaded Gait (Backpackers & Obese People), Testing of Pressure Relief Insoles and Reliability of a New Gait Analysis Device”, da autoria de Marcelo Peduzzi de Castro.

O programa completo pode ser consultado no website do Labiomep. As inscrições realizam-se através do email [email protected].