IJUP 2014

Durante o IJUP os estudantes têm a oportunidade de apresentar os seus trabalhos científicos aos colegas e docentes de todas as faculdades da U.Porto.

Durante o último ano, centenas de estudantes de pré-graduação (licenciatura e de mestrado integrado) da Universidade do Porto tiveram a oportunidade de participar em atividades de investigação científica nos mais variados domínios do conhecimento. Nos próximos dias 13, 14 e 15 de maio, é o resultado desse trabalho que será dado a conhecer, em primeira mão, nos espaços do edifício da Reitoria da U.Porto, em mais uma edição do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto.

Ao longo de três dias, de quarta a sexta-feira, a casa mãe da Universidade volta assim a ser transformada num “centro de congressos”, no qual cerca de 750 estudantes – muitos dos quais internacionais – vestirão a pele de verdadeiros investigadores para apresentar publicamente perto de 400 artigos científicos gerados nas salas de aula e nos laboratórios da U.Porto. Pretende-se deste modo promover a investigação científica entre os estudantes mais novos, a criatividade e a forma como apresentam publicamente os seus trabalhos científicos, desde o início da licenciatura.

Do desporto à criminologia, passando pelas artes, engenharias, ciências sociais e pelas ciências da vida e da saúde, o IJUP’15 dará conta das últimas novidades ligadas às diferentes áreas de ensino e investigação da U.Porto. Poderá estar nas algas existentes na costa portuguesa o “segredo” para ajudar a controlar as doenças neurodegenerativas? Qual o potencial da utilização de medicamentos com inibidores da aromatase no tratamento do cancro da mama? Poderá a arquitetura ser ensinada… a brincar? Que critérios devem ser tido em conta na escolha dos ovos de galinha? São apenas algumas das perguntas que vão ser respondidas pelos jovens investigadores da Universidade.

A sessão de abertura do encontro está marcada para as 10h30 de quarta-feira. Segue-se uma “maratona” de 392 apresentações (193 orais e 199 em forma de poster) a decorrer em cinco salas diferentes do edifício da Reitoria. Para informações mais detalhadas, consulte o programa do encontro.

Realizado desde 2008, o IJUP corporiza a aposta da Universidade em enriquecer a formação administrada nos seus diferentes cursos, bem como de despertar de vocações para a investigação científica, desafiando os seus estudantes a participar em atividades de I&D desde o início do seu percurso.  Ao participarem neste programa, os estudantes/potenciais futuros investigadores da Universidade têm a oportunidade de contactar com as metodologias de criação de conhecimento através do desenvolvimento de projetos de investigação com caráter pluridisciplinar, em ligação direta com os centros de I&D da U.Porto e, nalguns casos em contexto empresarial. Ao mesmo tempo, procura-se estimular a abertura destes grupos à comunidade, favorecendo contactos futuros com os participantes no programa ou as suas entidades empregadoras.

Mais informações em http://ijup.up.pt/.