Durante o IJUP, os estudantes têm a oportunidade de apresentar os seus trabalhos científicos a colegas e docentes de todas as faculdades da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Abre no próximo dia 21 de novembro, quarta-feira, o período de inscrições e submissão de resumos para a edição 2019 do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, iniciativa que, pelo 12.º ano consecutivo, se propõe dar a conhecer os novos talentos da Ciência produzida na U.Porto.

A fórmula vencedora é a de sempre e vai repetir-se, durante três dias (13 a 15 de fevereiro de 2019), no “centro de congressos” montado na Reitoria da U.Porto. É ali que os estudantes de 1.º e 2.º ciclos (licenciatura, mestrado integrado e mestrado) da Universidade – incluindo estudantes internacionais de mobilidade – vão dar a conhecer publicamente os resultados dos seus trabalhos científicos, perante uma plateia de colegas e docentes de todas as faculdades da U.Porto.

No entanto, duas novidades são introduzidas nesta edição. Pela primeira vez, a participação no IJUP está aberta a estudantes de outras instituições de Ensino Superior, desde que a investigação a apresentar tenha sido realizada em faculdades ou centros de investigação da U.Porto.

Por outro lado, o IJUP 2019 inaugura um novo formato de apresentação, a demonstração, que se junta às apresentações orais e em poster. Este formato utilizado mais comummente por estudantes de Belas Artes, tem como elemento determinante  o ser conduzido in viva voce, com base em materiais selecionados para efeito e com uma metodologia de apresentação mais flexível para diferentes tipos de projetos.

Em 2018, o encontro contou com mais de 800 participantes e a apresentação de mais de 400 comunicações orais e posters. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Colocar os estudantes na pele de verdadeiros investigadores e despertar  vocações para a investigação científica voltam então a ser os grandes objetivos de um evento pioneiro em Portugal que, desde a primeira edição, em 2008, já deu a milhares de estudantes a oportunidade de mostrarem as investigações que desenvolvem nas salas e laboratórios da Universidade.

Só no ano passado, o encontro contou com mais de 850 participantes e a apresentação de mais de 400 comunicações orais e posters.

Os estudantes interessados em apresentar os seus projetos no IJUP 2019 devem submeter um resumo da sua comunicação até ao próximo dia 4 de dezembro. Os estudantes que não pretendam apresentar qualquer projeto podem, ainda assim, marcar presença no encontro. Para isso, basta inscreverem-se até 10 de janeiro de 2019.

Mais informações em www.ijup.up.pt ou através do e-mail [email protected].