IJUP 2019 celebra o melhor da investigação jovem na U.Porto

O encontro vai reunir cerca de 900 estudantes da U.Porto, aos quais caberá apresentar perto de 500 projetos de investigação. (Fotos: Egidio Santos/U.Porto)

São cerca de 900 estudantes da Universidade do Porto e, entre os próximos dias 13 e 15 de fevereiro, vão “invadir” o edifício da Reitoria para apresentarem e discutirem os trabalhos de investigação em que estiveram envolvidos durante o último ano. O palco é mais uma edição do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, o evento que, pelo 12.º ano consecutivo, irá revelar a melhor investigação jovem produzida na instituição.

Ao longo destes três dias, aqueles que passarem pela “casa mãe” da Universidade poderão então conhecer em primeira mão os resultados dos trabalhos liderados pelos “cientistas” do 1º, 2º ciclo ou Mestrado Integrado da U.Porto, incluindo estudantes de mobilidade provenientes de todo o mundo. Tudo isto ao longo de uma “maratona” científica que inclui a apresentação de 469 projetos, sob a forma de apresentação oral ou apresentação em poster.

Os temas das investigações desta edição estendem-se pelas várias áreas do conhecimento lecionadas na U.Porto: Literatura, Ciências da Saúde, Ciências Criminológicas, Arquitectura, ou Química, mas não só. Entre os vários projetos submetidos há estudos sobre o Erotismo e o Amor na poesia de Eugénio de Andrade, as potencialidades da natureza marinha como terapia para o cancro, o papel da ilustração de plantas nos estudos botânicos contemporâneos e na conservação da flora, uma descrição da variação da performance de futebolistas nascidos em diferentes semestres do ano, ou uma abordagem arquitectónica à zona do bairro de Miragaia e frente ribeirinha.

Os objetivos do IJUP passam essencialmente por facilitar o contacto dos estudantes com as metodologias de criação de conhecimento, estimular a aproximação de potenciais futuros investigadores ou fomentar a discussão pública dos resultados dos trabalhos desenvolvidos.

“Ao incentivar a produção de conhecimento pelos estudantes, o IJUP está a contribuir para o aprofundamento da cultura científica na U.Porto, para a criação de dinâmicas mais fortes de investigação dentro da comunidade académica e para a renovação geracional da massa crítica da instituição”, aponta António de Sousa Pereira, Reitor da U.Porto.

Patrocinado pelo Santander Universidades, o IJUP’19 é organizado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização da U.Porto, em conjunto com uma comissão científica composta por professores e investigadores das diferentes faculdades e centros de investigação da Universidade.

Os trabalhos a apresentar serão avaliados e distinguidos por professores e investigadores tendo em conta a área científica em que o trabalho se enquadra.

Mais informações aqui.