Dias 7, 8 e 9 de Fevereiro, o IJUP invade as salas do Centro de Investigação Médica da FMUP. (Foto: Egídio Santos)

São 865 os jovens investigadores que, nos próximos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, vão participar na 11.ª edição do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto. O evento, organizado com o apoio do Santander Universidades, realiza-se no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina e conta com 251 apresentações orais e 163 apresentações em poster, em áreas como saúde, engenharia, arquitetura, artes, cultura, economia, história, psicologia, entre muitas outras. O objetivo é dar a conhecer os novos talentos da ciência da Universidade do Porto à comunidade.

Durante três dias, os estudantes – de 1.º e 2.º ciclo, nacionais e internacionais – da U.Porto serão entãdesafiados a apresentar os seus projetos de investigação, em 44 sessões paralelas, organizadas por áreas científicas. Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Química, Engenharia e Ciências do Desporto são os cinco temas mais representados nesta edição do IJUP. Os 414 trabalhos apresentados foram avaliados e selecionados por uma comissão científica composta por professores e investigadores das catorze faculdades da U.Porto e dos centros de investigação, nomeadamente REQUIMTE, CIIMAR e i3S (IBMC; INEB; IPATIMUP).

No IJUP os mais jovens investigadores da Universidade têm assim a oportunidade viver a sensação de estar num congresso científico. Nas sessões orais, as apresentações dos artigos são feitas por um representante (seja um trabalho individual ou em grupo), em inglês, num limite máximo de 10 minutos, seguidas de um período de debate e discussão global de 20 a 30 minutos. As apresentações em poster devem cumprir as medidas padrão, com a informação em inglês, estando disponível um representante para apresentar o projeto quando solicitado.

Mais de 850 jovens das mais variadas áreas de estudo participam na 11.ª edição do IJUP. (Foto: Egídio Santos)

Pensado para potenciar e despertar a carreira de investigação científica nos jovens estudantes da Universidade do Porto, o IJUP funciona como um instrumento de enriquecimento da formação académica, capaz de potenciar a ligação direta com os centros de I&D e, nalguns casos, com o contexto empresarial. O evento realiza-se quarta e quinta-feira entre as 09h00 e as 18h30 e, sexta-feira, entre as 09h00 e as 13h00.

O programa completo pode ser consultado aqui.