A visita contou com a participação de cerca de 60 estudantes da FEUP (Foto: D.R.)

No passado mês de abril, o Student Branch do IEEE da Universidade do Porto organizou uma visita à Microsoft em Lisboa, onde participaram cerca de 60 estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Esta iniciativa teve como pincipal objetivo aproximar a realidade académica da realidade empresarial e dar a conhecer as melhores práticas na área da Engenharia de Software.

A visita, cofinanciada pelos departamentos de Engenharia Informática e de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia, arrancou com uma palestra proferida por Marco António Silva, alumni FEUP e engenheiro na Microsoft, que se centrou na cultura promovida pela empresa.

Depois de um almoço na zona do Parque das Nações, foi a vez de uma intervenção de Luís Calado, engenheiro na Microsoft, que explicou o funcionamento técnico de um bot e a forma como a Microsoft está envolvida nesta área.

Houve ainda oportunidade para o grupo visitar os escritórios da empresa, de forma a que os participantes percebessem melhor a rotina e dinâmica de trabalho da empresa.  A equipa de recursos humanos apresentou várias oportunidades de trabalho, incentivando os estudantes presentes a embarcar numa carreira na Microsoft.

Para terminar a visita, e já de regresso ao Porto, decorreu um jantar informal de encerramento, onde participaram membros do núcleo e alguns participantes da visita. Toda a ação contou com o apoio e participação de Raul Moreira Vidal, docente aposentado do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FEUP.

Sobre o IEEE UP Student Branch

O IEEE University of Porto Student Branch (IEEE SB)  é um dos muitos Student Branches do IEEE espalhados pelo mundo. O papel do IEEE UP SB passa por dar apoio aos membros do IEEE, criar e fortalecer relações de amizade e cooperação entre eles e auxiliar o desenvolvimento de projetos que permitam ganhar experiência, capacidades de coordenação e comunicação.

Constituído por cerca de 100 elementos ativos, o IEEE UP SB é um dos grupos mais ativos em Portugal e representa uma das principais referências de desenvolvimento tecnológico na Universidade do Porto.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior associação de profissionais da área da tecnologia a nível mundial. É uma organização sem fins lucrativos, com o principal objetivo de contribuir para o avanço da tecnologia. Produz cerca de 30% de toda a literatura técnica mundial nas áreas da Eletrotécnica, Computadores e Automação e conta com mais de 420 000 membros espalhados por mais de 160 países.