o IEEE University of Porto Student Branch é um dos muitos Branches espalhados pelo mundo (foto: D.R.)

O IEEE University of Porto Student Branch (IEEE UP) oficializou, recentemente, a criação de três novas áreas de investigação científicas e técnicas que visam partilhar conhecimentos entre si e contribuir para o desenvolvimento da investigação e para o avanço da inovação tecnológica em benefício da humanidade.

Denominadas de “Student Chapters”, as subunidades criadas dedicam-se a aspetos mais técnicos na área de investigação científica e focam nos temas “Robotics And Automation (Robótica e Automação)”, “Power and Energy (Eletricidade e Energia)” e “Computer (Computadores)”.

A criação do chapter “Robotics and Automation”, em janeiro de 2017, justificou-se pelo elevado número de membros interessados na área e pretende auxiliar a aplicação de conceitos aprendidos em sala de aula. Já o chapter “Power and Energy”, oficializado em fevereiro do mesmo ano, tem como objetivo dinamizar e promover a área das energias. Finalmente, o chapter “Computer Society” foi criado também em fevereiro de 2017 e dedica-se às ciências dos computadores e à tecnologia, sendo um dos seus objetivos o enriquecimento dos seus membros.

Workshops, talks e competições são algumas das atividades previstas ao longo do ano para cada uma destas subunidades, que pretendem reforçar a investigação e conhecimento nas três diferentes áreas do conhecimento, nomeadamente junto de estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Sobre o IEEE UP Student Branch

O IEEE University of Porto Student Branch (IEEE SB)  é um dos muitos Student Branches do IEEE espalhados pelo mundo. O papel do IEEE UP SB passa por dar apoio aos membros do IEEE, criar e fortalecer relações de amizade e cooperação entre eles e auxiliar o desenvolvimento de projetos que permitam ganhar experiência, capacidades de coordenação e comunicação.

Constituído por cerca de 100 elementos ativos, o IEEE UP SB é um dos grupos mais ativos em Portugal e representa uma das principais referências de desenvolvimento tecnológico na Universidade do Porto.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior associação de profissionais da área da tecnologia a nível mundial. É uma organização sem fins lucrativos, com o principal objetivo de contribuir para o avanço da tecnologia. Produz cerca de 30% de toda a literatura técnica mundial nas áreas da Eletrotécnica, Computadores e Automação e conta com mais de 420 000 membros espalhados por mais de 160 países.