JT2015Termina no dia 13 de abril (às 22h00), o prazo para as inscrições para a 28.ª edição das Jornadas de Terapêutica, que terá lugar no Complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) /Faculdade de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto de 20 a 22 de maio de 2016.

As Jornadas de Terapêutica são organizadas pelas unidades curriculares de Terapêutica Geral I e II do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) do ICBAS. Pelo 28.º ano consecutivo, estas jornadas contarão com a participação de estudantes dos três últimos anos (4.º, 5.º e 6.º ano) do MIM, de graduados em Medicina e ainda de estudantes de Medicina de outras faculdades nacionais e internacionais, já que poderão participar no prestigiado Prémio Silva Araújo.

Este prémio, instituído na sequência do Prémio Abel Salazar criado em 1998 para comemorar o 10.º aniversário das Jornadas de Terapêutica, visa premiar trabalhos de investigação laboratorial e/ou clínica de conteúdo relacionado com a medicina e de tema livre. São potenciais candidatos, os estudantes de um dos mestrados integrados ou licenciaturas ministradas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, internos do ano comum formados no mesmo Instituto ou estudantes de Medicina de outras faculdades nacionais e estrangeiras. A submissão dos trabalhos do Prémio Silva Araújo poderão ser feitos até dia 25 de abril.

Paralelamente irão ocorrer cursos satélites com o objetivo de aprenderem a lidar com cenários que, apesar de frequentes e potencialmente fatais, ainda são estranhos a alguns. Onde poderão, por exemplo, a oportunidade de contactar com intoxicações por medicamentos e venenos, detetar os sinais que geralmente antecedem uma paragem cardiorrespiratória e aprender a lidar com várias outras ameaças à vida humana. Os temas abordados serão variados, casos da Cirurgia Cardiotorácica, Emergências Cardiológicas, Choque, Ecografia FAST, Imobilizações, Suturas, Obstetrícia e Ginecologia, Laparoscopia, entre outros.