A Câmara Municipal da Maia vai ceder um terreno de 40.710 m2 para a instalação do futuro centro de investigação em Ciência Animal do ICBAS.

Será no município da Maia, junto à estação de metro de Pedras Rubras, que irá nascer o futuro centro de investigação em Ciência Animal do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

Este é o resultado de um contrato estabelecido entre a Câmara Municipal da Maia e a Universidade do Porto que prevê a cedência pela autarquia maiata de um terreno com mais de 40 mil metros quadrados e o compromisso da universidade, através do ICBAS, de garantir o financiamento e a construção do novo edifício no prazo máximo de três anos.

O futuro centro de investigação do ICBAS, que será especialmente vocacionado para o domínio dos animais de médio e grande porte, permitirá melhorar as condições de investigação, ensino e prestação de serviços na área da Ciência Animal, bem como o desenvolvimento de novas áreas de experimentação em interface com as Ciências Médicas.

De facto, o novo edifício contribuirá para o reforço da componente de investigação científica do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, ao mesmo tempo que abrirá espaço ao desenvolvimento de projetos de translação nas áreas de Medicina Experimental Humana e de Segurança Alimentar, em ambos os campos com a perspetiva de estabelecimento de novas parcerias com o tecido empresarial que potenciem assim a capacidade de prestação de serviços nestas áreas.

O futuro centro será especialmente vocacionado para a investigação veterinária em animais de médio e grande porte.

A localização do futuro centro no concelho da Maia oferece uma melhoria significativa das condições logísticas e de acessibilidade, quer pela proximidade à rede de Metro, quer pelo seu posicionamento estratégico entre o edifício sede do ICBAS na cidade do Porto e o campus de Vairão (Vila do Conde), que continuará a servir como um polo de ensino e investigação veterinária, em particular na área da pecuária de leite.

O contrato de instalação do centro de investigação em Ciência Animal no município da Maia será oficialmente firmado pelo Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, pelo Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e pelo Diretor do ICBAS, António Sousa Pereira, numa cerimónia que irá realizar-se às 11h30 do dia 22 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Maia.