Iniciativa vai permitir aos participantes conhecer a origem dos seus antepassados através da história que os genes escondem. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Que história de vidas escondem os nossos genes? O que é que o ADN nos pode dizer sobre os nossos antepassados? Estas são algumas das questões que vão poder ser respondidas nos dias 9 de março e 11 de maio, pelos participantes no curso de “Odisseia Genética”, promovido pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto.

Este estudo da ancestralidade tem a característica distintiva de proporcionar um contacto personalizado de cada um dos participantes com os investigadores do i3S. Na primeira sessão, a 9 de março, os participantes irão realizar um teste que inclui recolha de saliva, extração e amplificação de ADN e hibridação de microchips genómicos (contendo mais de meio milhão de marcadores). A análise posterior dos resultados deste teste irá permitir revelar dados de mistura de ancestralidade, origem biogeográfica (o chamado GPS genético), ou dados sobre consanguinidade.

Na segunda sessão, a 11 de maio, os participantes irão receber um relatório com os resultados individuais e as investigadoras deste curso irão prestar um esclarecimento personalizado de dúvidas sobre cada relatório, bem como um comentário geral sobre os dados anonimizados. Todos os dados dos participantes serão mantidos offline e a entrega dos relatórios será feita em mão.

A eventual utilização científica dos dados e do ADN depende da decisão de cada participante, de acordo com a informação prestada na Declaração de Consentimento Informado, que todos os participantes deverão assinar na primeira sessão.

O curso “Odisseia Genética” é promovido por três investigadoras do i3S: Luísa Pereira, investigadora e líder de grupo no instituto, Verónica Fernandes, investigadora pós-doutorada no grupo Diversidade Genética, e Maria-Ceu Moreira, investigadora em genética humana.

A participação está sujeita a inscrição prévia, até dia 25 de fevereiro, aqui.

Mais informações aqui.