O laboratório disponibilizará aos alunos atividades experimentais básicas, focadas na biologia e na saúde. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Numa altura em que o Laboratório Aberto comemora dez anos de divulgação científica junto da comunidade estudantil, o Ipatimup, agora integrado no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, lança-se num novo desafio: em colaboração com a Câmara Municipal da Maia e o laboratório farmacêutico BIAL, irá inaugurar, no próximo dia 19 de outubro, o Laboratório Aberto de Biologia e Saúde da Maia (LABS).

Integrado no projeto «Maia, crescer com a Ciência» e instalado no perímetro do complexo municipal de educação ambiental da Quinta da Gruta, em Castêlo da Maia, o laboratório disponibilizará aos alunos dos diferentes níveis de ensino (pré-escolar, básico e secundário) atividades experimentais básicas, focadas na biologia e na saúde e integradas no contexto escolar, que os ajudarão no seu desenvolvimento cognitivo.

«O desafio hands-on, iniciado há dez anos atrás, alertou-nos para a necessidade de um ensino diferente que já beneficiou mais de 50 mil alunos e continuará a beneficiar. Esta experiência ímpar levou-nos a dar continuidade a uma missão de complemento do ensino focado no aluno e no saber-fazer neste novo espaço» afirma Luís Cirnes, o responsável pelo projeto.

O LABS ficará instalado no perímetro do complexo municipal de educação ambiental da Quinta da Gruta, em Castêlo da Maia. (Foto: DR)

O objetivo é estabelecer a ponte entre o laboratório de investigação e a escola, originando um fluxo de conhecimento prático e promotor da saúde que terá como principais beneficiários os alunos das escolas que integram a comunidade educativa da região.

Nas palavras de Nuno Ribeiro, responsável pelo novo espaço, «a realidade dos diferentes níveis de ensino mostra que a educação científica e tecnológica está desligada da atividade científica e que os professores e educadores raramente têm a oportunidade consistente e continuada de uma abordagem experimental nas áreas curriculares da ciência e tecnologia. O LABS-Maia visa colmatar esta necessidade ».

Através das atividades propostas, os alunos terão oportunidade de contactar com problemas científicos reais e poderão aplicar técnicas utilizadas no laboratório de investigação, promovendo deste modo uma aproximação entre os mundos da investigação e do ensino e estimulando nos alunos uma atitude positiva (mas realista) em relação à Ciência.

Cada atividade orbitará em torno da Saúde, incentivando os alunos a refletir sobre a importância de adotar hábitos saudáveis. Nesse sentido, as ações a desenvolver visam essencialmente informar sobre doenças como a diabetes e o cancro, incutindo nos alunos rotinas que promovam o seu rastreio, o diagnóstico e prevenção, através da transmissão de bons hábitos e de alertas para uma alimentação equilibrada e cuidados de saúde adequados.