O futuro do Serviço Nacional de Saúde vai a “exame” na XVII Conferência do Equinócio. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Numa altura em que se debate o futuro do Serviço Nacional de Saúde e a nova Lei de Bases do setor, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S)/Ipatimup, este ano em conjunto com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), promove no próximo dia 1 de outubro o seu habitual dia de reflexão multidisciplinar – Conferência do Equinócio – dedicado ao tema «O Serviço Nacional de Saúde – uma cidade para todos». O objetivo é debater o SNS com uma «leitura» diferente, fora das abordagens convencionais do tema.

A XVII Conferência do Equinócio, que conta também com o envolvimento da Academia Nacional de Medicina de Portugal, terá lugar 10h00 às 16h00, no Auditório Mariano Gago, no i3S, e será moderada por Jorge Soares e Rui Mota Cardoso. Serão conferencistas António Guerreiro, Luís Campos, Catarina Resende de Oliveira, António Silva, Marisa Miraldo e Arlindo de Oliveira. À mesma mesa estarão então um filósofo, um médico, uma cientista, um psicólogo da área comportamental, uma economista da saúde e um engenheiro.

O objetivo destas conferências é parar a rotina do Instituto durante um dia para pensar, transversal e interdisciplinarmente, a investigação, medicina e cidadania nas suas múltiplas implicações culturais e sociais, bem como as suas relações metodológicas e metacognitivas.

Este ano, pretende-se que os investigadores e clínicos do i3S e da FMUP possam, confrontando-se com as outras disciplinas, refletir sobre as suas normas e teorias, processos e métodos, obtendo uma perspetiva fundamentada do seu trabalho e integrando-o num tempo e num espaço social, cultural e histórico.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória – até ao limite da capacidade do Auditório – aqui.

O programa completo da Conferência pode ser consultado aqui.