Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto – i3S/Ipatimup promove no dia 30 de abril, segunda-feira, uma cerimónia de agradecimento à Irmandade dos Clérigos e à Associação Comercial do Porto, em reconhecimento do apoio financeiro recebido de ambas as instituições desde 2017 o. O valor dos donativos, num total de 50 mil euros, tem vindo a ser aplicado na investigação e na aquisição de equipamentos e material científicos.

A Irmandade dos Clérigos já tinha contribuído em 2017 com 20 mil euros para o grupo de investigação Cancer Signalling & Metabolism, liderado pela investigadora Paula Soares. E, já este ano, doou mais 15 mil para o Banco de Tecidos e Tumores do Ipatimup – Centro Hospitalar de São João, liderado pela investigadora e patologista Fátima Carneiro. A Associação Comercial do Porto, por seu lado, entregou igualmente à investigadora Fátima Carneiro um donativo de 15 mil euros.

O Presidente da Irmandade dos Clérigos, Padre Américo Aguiar, refere que em 2018 vai continuar a realizar iniciativas solidárias: «É uma prioridade da nossa instituição manter os apoios a quem, no terreno, apoia os mais necessitados, muitas vezes com dificuldades de meios técnicos e humanos. Continuamos por isso a construir esta Torre Solidária e ao mesmo tempo, agradecemos aos milhares de turistas, portugueses e estrangeiros, que nos visitam e nos permitem estes gestos para com a nossa comunidade».

O diretor do Ipatimup e vice-diretor do i3S, Manuel Sobrinho Simões, considera estes donativos como «um exemplo de filantropia e de reconhecimento do papel social da Ciência, infelizmente muito raro entre nós».

Na cerimónia de agradecimento, que se inicia às 11h00, estarão presentes o Presidente da Irmandade dos Clérigos, Padre Américo Aguiar, o Presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, e as investigadoras Paula Soares e Fátima Carneiro.