Coube ao i3S a organização do primeiro China-Europe Symposium on Biomaterials in Regenerative Medicine realizado em Portugal.

Organizado alternadamente na China e na Europa, o China-Europe Symposium on Biomaterials in Regenerative Medicine (CESB 2017) será realizado pela primeira vez em Portugal, mais concretamente no Porto (Fundação Dr. António Cupertino de Miranda), de 21 a 24 de maio, e conta com a participação de cerca de 200 investigadores da área dos Biomateriais. Os biomateriais para a regeneração óssea (implantes) e os biomateriais para tratamento/prevenção de infeções associadas à utilização de dispositivos médicos estarão em destaque nesta edição.

Num simpósio que tem como objetivo acompanhar e debater os últimos desenvolvimentos e progressos na investigação de biomateriais, incluindo os avanços na investigação clínica e as suas aplicações na medicina regenerativa, a comissão organizadora do CESB2017 destaca a presença de Yingjun Wang (presidente da Sociedade Chinesa de Biomateriais – CSBM) e de Matteo Santin (presidente da Sociedade Europeia de Biomateriais – ESB), assim como de um dos investigadores e empreendedores mais conceituados na área dos Biomateriais e Engenharia de Tecidos, Clemens van Blitterswijk (Países Baixos).

Segundo Ana Paula Pêgo, investigadora da instituição de acolhimento – o i3S/INEB (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto/ Instituto de Engenharia Biomédica) e que integra a Comissão Organizadora, o CESB 2017 «será a oportunidade perfeita para que investigadores chineses e europeus se reúnam para promoverem e estimularem o crescimento das comunidades chinesas e europeias em Ciências dos Biomateriais, que tem como objetivo comum a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que utilizam dipositivos médicos».

Especialmente dedicado à promoção da interação entre grupos/investigadores e profissionais da área dos biomateriais na China e na Europa, o destaque da organização portuguesa vai também para a sessão «Technology Transfer and Translation: China-Europe Opportunities» e para as várias apresentações que decorrem das colaborações China-Europa e China-Portugal. Estas últimas no âmbito do Portugal-China Joint Innovation Centre for Advanced Materials.

O CESB2017, sublinha Cristina Martins, também da Comissão Organizadora, «incide numa área muito relevante para a colaboração entre Portugal e a China, tal como se tem vindo a refletir no lançamento de programas de cooperação entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Departamento de Cooperação Internacional do Ministério da Ciência e Tecnologia da Republica Popular da China (MOST): Portugal-China Joint Innovation Centre for Advanced Materials».

Na cerimónia de abertura, que terá lugar no dia 21 às 17h30, estarão presentes o Embaixador da China em Portugal (Cai Run) e o Reitor da Universidade do Porto (Sebastião Feyo de Azevedo).