No Hospital dos Pequeninos, os mais novos têm a oportunidade de lidar com vários objetos médicos reais e colocar questões sobre a função de cada um. (Fotos: AEFMUP)

De 20 a 24 de novembro, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) transforma o Salão de Alunos da FMUP num hospital de brincar dedicado a acabar com os medos relacionados com a ida ao médico. Para acabar com as fobias, o “Hospital dos Pequeninos” conta, para além dos membros da associação de estudantes, com a participação de mais de 250 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

“Muitas crianças têm medo de ir ao médico porque não sabem ao certo o que vão encontrar. A bata branca, o estetoscópio e o raio-X são coisas que fogem do seu dia-a-dia e isso assusta-os. Queremos desmistificar todas essas questões para as crianças”, explica Mariana Oliveira, do Departamento de Ação Comunitária da AEFMUP. “Lançamos o convite a várias escolas e instituições e prevemos receber cerca de 1000 crianças ao longo da semana”, explica a estudante.

Estas crianças, com idades entre os 3 e os 7 anos, vão passar pela Sala de Triagem do “Hospital dos Pequeninos” assim que chegarem, para depois serem encaminhados para vários consultórios onde aprendem sobre dores de cabeça, asma, análises e dores de garganta. Os pequenos “doentes” têm ainda oportunidade de brincar com vários objetos médicos reais e colocar questões sobre a função de cada um. A “ida ao médico” termina com uma conversa sobre a o papel da vacinação na construção de defesas no corpo humano.

A importância de manter uma alimentação saudável e equilibrada e os cuidados necessários para uma boa higiene oral também fazem parte do plano de atividades do “Hospital dos Pequeninos”. Assim, os estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP) vão juntar-se a esta iniciativa da AEFMUP, ficando responsáveis por promover as suas áreas de especialidade junto das crianças.