Hospital Dos Pequeninos

Iniciativa dos futuros médicos da FMUP pretende desmistificar os cuidados de saúde e a doença junto das crianças.

O “Hospital dos Pequeninos” da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)  vai reabrir portas de 27 a 31 de outubro. E desta vez, fa-lo com carácter de urgência. A “Direção do Hospital”, liderada pela a Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP), fez saber que a abertura desta unidade de saúde é essencial para dar resposta a uma epidemia de bonecos doentes reportada por cerca de mil crianças entre os 3 e os 6 anos, de vários infantários do Norte do país. Os relatos dão conta de casos de super-heróis com dores de barriga, bonecas com cefaleias e peluches com dificuldades respiratórias…

Embora o Hospital seja de “faz de conta”, os objetivos da iniciativa não são uma brincadeira. “O Hospital dos Pequeninos pretende desmistificar os cuidados de saúde e a doença junto das crianças, através da explicação de vários procedimentos médicos de rotina de forma simples e esclarecedora”, explica Bárbara Vaz, membro da AEFMUP.

De acordo com a “Direção Clínica”, as equipas médicas já estão preparadas e os consultórios foram apetrechados com todo o equipamento necessário para receber e tratar estes pacientes, sejam de plástico ou de peluche. O corpo clínico do hospital, composto por duas centenas de “médicos especialistas” em Dor de Barriga, Dor de Cabeça/Febre, Acidentes, Falta de Ar/Asma, Constipação/Dor de Garganta e Dor de Dentes, já está a postos e sabe exatamente como proceder.

Este ano, pela primeira vez, os estudantes que assumem “funções clínicas” receberam formação dos colegas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) para adaptar ainda melhor o discurso clínico à faixa etária das crianças que recorrem a este “serviço hospitalar” com os seus amigos doentes.

As Associações de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP) também foram envolvidas e estarão encarregues de potenciar a transmissão de conceitos de alimentação saudável e higiene oral, respetivamente.

O “Hospital dos Pequeninos” decorre de 27 a 31 de outubro, no Salão de Estudantes da FMUP (piso 01) das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.