Ciclo de eventos propõe um olhar renovado sobre a vida e a obra de Fernando Távora.

O programa de iniciativas dedicadas a “Fernando Távora: Figura Eminente U.Porto 2013“, iniciativa conjunta da Universidade do Porto, Fundação Marques da Silva (FIMS) e da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), vai adquirir uma nova incidência a partir do final do mês de novembro, através da realização de encontros, conferências internacionais, lançamentos editoriais e uma instalação-exposição centrados na figura do histórico arquiteto portuense.

Na continuidade da primeira fase do programa, a segunda fase de iniciativas arranca a 25 de novembro, data em que António Menéres, José Ferrão e Óscar Pires vão juntar-se para falar “Do homem, da pessoa, da figura” de Távora. Esse será o mote do primeiro de uma série de sete encontros na sala de jantar do Palacete Lopes Martins, casa-sede da Fundação Marques da Silva que alberga o arquivo profissional de Fernando Távora.

Gizados a partir do conceito congregador de “histórias de vida(s)”, estes encontros pretendem, através de uma conversa espontânea e informal convocar afetos, novos olhares e um outro entendimento sobre a(s) vida(s) de Fernando Távora e daqueles que com ela(s) se cruzaram.

Dezembro marca por sua vez o arranque de “Fernando Távora: conferências internacionais 2013”, um ciclo de conferências que terá lugar na FAUP e que visa promover a compreensão e o reconhecimento da originalidade do contributo de Fernando Távora no quadro da arquitetura europeia do século XX.

A primeira conferência do ciclo decorre no dia 5 de dezembro e tem como protagonista Juan Lahuerta, tendo por título “Le Corbusier: se puede evitar la revolución “. Segue-se, a 12 do mesmo mês, a conferência “Injertos y enraizamientos”, a cargo de Juan Lluis Trillo Leyva.

Esta segunda sessão coincidirá com a inauguração de “Nós”, uma exposição / instalação que permitirá explorar a obra de Fernando Távora através de  várias “estações” idealizadas por investigadores especializados no trabalho do arquiteto portuense. Na mesma ocasião, vai ser lançado o segundo fascículo – intitulado “Uma porta pode ser um romance” – de “Fernando Távora ‘Minha casa'”, ” objeto-livro”concebido a partir da reunião dos vários tipos de materiais editoriais produzidos no âmbito da  homenagem da Figura Eminente U. Porto 2013: Fernando Távora.

A última conferência, com data ainda por definir, tem como protagonista Catherine Smet e terá como tema “ Le Corbusier et la fabrique du livre”. Com entrada livre, estas conferências vão decorrer no Auditório Fernando Távora, sempre a partir das 18h30.

Mais informações aqui.