Sessão solene abrirá com o tradicional cortejo dos professores doutorados da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Salão Nobre da Reitoria (Praça Gomes Teixeira) acolhe esta quarta-feira, 22 de março, a sessão solene comemorativa do Dia da Universidade do Porto, ponto alto das comemorações do 106.º aniversário da Universidade do Porto.

Com início marcado para as 15h30, o evento abrirá com o tradicional cortejo dos professores doutorados da U.Porto. A cerimónia prossegue depois no Salão Nobre da Reitoria, na presença dos líderes das principais instituições da cidade e região e dos órgãos de governo da Universidade do Porto.

Ocasião para recordar a história da Universidade e para antecipar o futuro da instituição, o Dia da Universidade 2017 será um momento de celebração para toda a comunidade académica, estendendo-se este ano ao resto da população através de um programa de atividades culturais e desportivas que vão levar as comemorações até às ruas e outros espaços da cidade.

Artur Santos Silva é o orador convidado do 106.º aniversário da Universidade do Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

O destaque da cerimónia vai para a intervenção de Artur Santos Silva, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, que irá discursar na qualidade de orador convidado. Para o final está reservado o discurso do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, que fará o balanço anual das atividades da Universidade e abordará os desafios futuros que se colocam à instituição.

No programa do evento estão ainda previstas as intervenções de Alfredo de Sousa (Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto), Miguel Cadilhe (Presidente do Conselho de Curadores da U.Porto), Rodrigo Medeiros (representante dos estudantes da U.Porto) e Joana Cunha (Representante dos Trabalhadores da U.Porto).

A sessão do Dia da Universidade do Porto serve também para reconhecer e premiar o mérito de estudantes e professores que se distinguiram ao serviço da U.Porto durante o último ano. Este ano, serão entregues a 26 estudantes o Prémio de Cidadania Ativa (para aqueles que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania) e o Prémio Incentivo (para os estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade).

Da mesma forma, oito professores serão distinguidos com o Prémio de Excelência Pedagógica (destinado aos docentes com o melhor projeto de inovação e qualidade pedagógica do ano) e com o título de Professores Eméritos (professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços à U.Porto e continuarão por isso a colaborar com a Universidade).

Uma vez terminada a sessão solene, a partir das 18h45, a festa alastrar-se-á até às ruas e outros espaços da cidade do Porto, através da primeira corrida comemorativa do aniversário da U.Porto. Com partida simultânea nos três polos da Universidade espalhados pela cidade, os participantes irão correr em direção à meta instalada junto ao edifício da Reitoria, num percurso de seis quilómetros que terminará pelas 19h30.