Hernâni Monteiro nasceu em 1891, no Porto.

Hernâni Monteiro nasceu em 1891, no Porto.

A Universidade do Porto vai homenagear Hernâni Monteiro, histórico professor de Anatomia da Faculdade de Medicina da U.Porto e um dos fundadores do Hospital São João (HSJ).

O seu papel na construção do HSJ ficou bem patente quando, em 1965, após a sua morte, a Câmara Municipal do Porto decidiu dar à alameda junto ao Hospital o nome de Hernâni Monteiro. 

Como forma de assinalar o arranque da comemoração da Figura Eminente da U.Porto 2014 é inaugurada na próxima terça-feira, dia 4 de novembro, às 18h00, na Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) a exposição “Hernâni Monteiro e a Medicina na primeira metade do século XX”.

Patente na Sala de Exposições Temporárias (3.º piso) da Reitoria até 24 de fevereiro de 2015, a exposição  convida os visitantes a acompanhar a vida e a obra científica, humanitária e cultural de Hernâni Monteiro evidenciando as suas qualidades superiores de docente, investigador e gestor e a sua cultura médica, literária e artística. Com uma mostra de instrumentos e equipamentos médicos contemporâneos  faz-se reviver a ciência, a tecnologia e assistência médica da primeira metade do século XX.

“Hernâni Monteiro e a Medicina na primeira metade do século XX” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00. A entrada é livre.

Sobre Hernâni Monteiro

Mais de 50 anos após a sua morte (1963), Hernâni Monteiro é a Figura Eminente da U.Porto 2014 que desta forma presta homenagem a um vulto da Medicina e da cidade do Porto do início do século XX. Responsável pela primeira linfangiografia mundial, uma visualização por raios X das vias e dos gânglios linfáticos, Hernâni Monteiro pertenceu à célebre Escola Portuguesa de Angiografia que nasceu depois das descobertas de Egas Moniz (1874-1955). Dirigiu ainda o Instituto de Anatomia (1947-1961) e o Centro de Estudos de Medicina Experimental da Faculdade de Medicina da U.Porto e foi Presidente da Associação Médica Lusitana.

Hernâni Monteiro liderou a Comissão Instaladora do Hospital São João.

Hernâni Monteiro liderou a Comissão Instaladora do Hospital São João.

Hernâni Monteiro não se notabilizou apenas pelo seu papel na Medicina e na fundação do HSJ. Em 1948, criou o Teatro Universitário Clássico do Porto e, entre 1951 e 1954, tornou-se Vereador da Cultura na Câmara Municipal do Porto. Ao longo da sua vida, recebeu várias distinções como o Grau de Cavaleiro da Legião de Honra pelo Governo francês (1957), as insígnias de Grande Oficial da Ordem de Administração Pública (1955), as insígnias da Ordem de Santiago de Espada (1961) e o Doutoramento Honoris Causa pela Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca