O Presidente do ISPUP é o novo líder do Conselho Nacional de Saúde, órgão consultivo do Governo em matéria de política de saúde. (Foto: DR)

O Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), Henrique Barros, é o novo líder do Conselho Nacional de Saúde, órgão consultivo do Governo em matéria de política de saúde. O também professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e ex-coordenador nacional do VIH/Sida vai ocupar o cargo até agora ocupado por Jorge Simões.

Henrique Barros nasceu no Porto, em 1957. Licenciou-se em Medicina em 1981 e é Professor Catedrático da FMUP desde 1999. Em 1991, adquiriu o título de assistente hospitalar de Gastrenterologia, tendo-se doutorado com uma investigação epidemiológica sobre hepatites víricas.

Trabalhou na criação dos mestrados de saúde pública, epidemiologia, educação para a saúde e sociologia e saúde e dos programas de doutoramento em saúde pública da Universidade do Porto e em Saúde Pública Global, programa académico financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Ao longo do seu percurso, tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia clínica e perinatal, as doenças cardiovasculares, infeciosas e o cancro.

Foi coordenador do programa nacional para a infeção VIH/Sida de 2005 a 2011 e Presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia entre 2013 e 2015.

Henrique Barros foi também responsável pelo desenho e implementação de três coortes de base populacional portuguesa, em curso, que seguem adultos (EPiPorto), adolescentes (EPITeen) e recém-nascidos (Geração21).

Atualmente, é Presidente do ISPUP e da IEA – International Epidemiological Association.