A app ficará disponível para os utilizadores de Android.

Os investigadores do INESC TEC, João Monteiro e Carla Teixeira Lopes, estão a desenvolver uma aplicação móvel que pretende melhorar a comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, e ajudar cada paciente a gerir melhor a informação de saúde de que dispõe.

A HealthTalks grava o áudio de uma consulta, transcreve o diálogo entre o paciente e o profissional de saúde, identifica os termos médicos utilizados e ‘troca-os por miúdos’. Permite também associar anotações a estes registos, antes ou depois da consulta, ajudando o utilizador a relembrar recomendações médicas.

A app garante total privacidade e segurança das informações de cada utilizador, pode ser utilizada para mais do que uma pessoa e dispõe de versões em inglês e português.

João Monteiro garante que “a criação de uma aplicação que implemente todas as funcionalidades da HealthTalks num só sítio e as associe a consultas médicas é algo que ainda não tinha sido feito”.

Por agora a equipa ainda está a afinar algumas características da app, pelo que não há ainda previsão sobre quando chegará ao mercado, mas já se sabe que ficará disponível para os utilizadores de Android.

A HealthTalks começou a ser desenvolvida por João Monteiro enquanto ainda era estudante, no âmbito da dissertação de mestrado em Engenharia Informática e Computação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sob orientação da professora na FEUP e investigadora do INESC TEC, Carla Teixeira Lopes.

Foi graças a este trabalho que João Monteiro foi distinguido com o segundo prémio na categoria de dissertação de mestrado na 8.ª edição do concurso de ideias Fraunhofer Portugal Challenge 2017. O concurso premeia a investigação de utilidade prática nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Multimédia.