UPTEC_HealhtyRoad

O Rockstart dará à HealthyRoad a oportunidade de conhecer startups e investidores em Nova Iorque e São Francisco. (Foto: UPTEC)

A HealthyRoad, uma startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi uma das vinte startups escolhidas a nível mundial para o programa de aceleração Rockstart, uma iniciativa que tem como principal objetivo apoiar startups de todo o mundo a desenvolver as suas ideias e torná-las comercialmente viáveis

A HealthyRoad está a desenvolver um software de biometria facial (IncrediblEYE) que, em tempo real, deteta sinais de fadiga e distração. Através da participação no Web & Mobile Accelerator da Rockstart, sediado em Amesterdão, a empresa terá 150 dias para melhorar o seu projeto. Durante este período, Filipe MonteiroFilipe Oliveira (antigos estudantes das faculdades de Engenharia e de Economia da U.Porto, respetivamente) e André Azevedo terão oportunidade de visitar diferentes startups e conhecer investidores em Nova Iorque e São Francisco, durante duas semanas.

Para que tudo isto seja possível, o programa concede financiamento, espaço de escritório, apoio de mentores e oportunidades de networking.

A HealthyRoad, que venceu recentemente os “Prémios: Os Melhores do Portugal Tecnológico” – categoria software, promovidos pela Exame Informática, está a desenvolver um software de biometria facial que, em tempo real, processa o stream de uma única câmara de forma a tirar as características faciais. O objetivo é usar estar tecnologia em todo o tipo de veículos de forma a reduzir acidentes devido a distracção e cansaço. Por exemplo, se um condutor estiver manifestar sinais de sonolência, o software alerta-o com um sinal sonoro para que este acorde.