André Baptista arrecadou um prémio no valor de 7.300 euros. (Foto: HackerOne)

André Baptista, investigador do INESC TEC e mestre em Segurança Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) foi considerado o Most Valuable Hacker (hacker mais valioso) na  H1-202, a maior competição de hackers do mundo.

Durante a competição, que decorreu em Washington (EUA) nos dias 24 e 25 de março, participantes de todo o mundo tiveram de testar falhas de segurança no website e software da empresa Mapbox. André Baptista encontrou cinco vulnerabilidades e destacou-se pela originalidade na procura dos bugs e pelo esforço de equipa, tendo assim conquistado um prémio de 7.300 euros.

“No mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, é natural que exista uma necessidade de grandes empresas se protegerem das vulnerabilidades a que estão sujeitas. O meu papel enquanto hacker é saber como encontrá-las e como deve atuar perante elas, assegurando a estabilidade financeira de uma determinada empresa”, realça o investigador, que confessa ter ficado bastante satisfeito com este reconhecimento.

André Baptista foi selecionado para participar nesta competição norte-americana depois de ter escrito um relatório no qual eram descritas as vulnerabilidades de uma app móvel.

A representar Portugal na edição deste ano da H1-202 esteve outro português, também ele ligado à U.Porto. Trata-se de José Sousa, estudante do Mestrado em Segurança informática da FCUP, que alcançou um honroso 8.º lugar.

A competição H1-202 foi organizada pela HackerOne, plataforma conhecida por recrutar hackers para resolver problemas de segurança, com o objetivo de tornar a internet mais segura. André Baptista, tal como José Sousa, está já convidado para participar em competições futuras promovidas pela HackerOne.

Além de ter participado nesta competição, André Baptista também teve a oportunidade de abordar o tema da ética de segurança num encontro com jovens de escolas secundárias da capital norte-americana.