Gustavo Carona regressa À FMUP para partilhar as experiências vividas como voluntário dos Médicos Sem Fronteiras.

No próximo dia 27 de março, quinta-feira, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai ser palco de partilha de experiências sobre os Médicos Sem Fronteiras. O mote será lançado por Gustavo Carona, antigo estudante da FMUP, com a palestra denominada “O Mundo dos Médicos Sem Fronteiras”.

A iniciativa será dividida em duas partes, sendo que a primeira servirá para dar a conhecer ao público o trabalho, história e princípios fundamentais dos Médicos Sem Fronteiras, a maior organização não-governamental independente na área da saúde, que atua em todos os locais do planeta que precisam de apoio médico emergente.

Neste regresso à FMUP, e pouco mais de um mês após ter protagonizado uma sessão semelhante no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Gustavo Carona vai também partilhar as suas vivências enquanto médico voluntário desta organização internacional. Haverá, no fim da sessão, um espaço para perguntas por parte da audiência.

A palestra, que terá lugar às 11 horas no auditório do Centro de Investigação Médica (CIM) da FMUP, é dirigida a estudantes e profissionais não só da área de saúde, mas também de áreas como Gestão, Economia, Engenharia e Ciências Políticas, e todos aqueles interessados pela temática.

Sobre Gustavo Carona:
Licenciado em Medicina pela FMUP (2004), Gustavo Carona abraçou desde cedo o voluntariado. Primeiro em representação dos Médicos do Mundo Portugal, pelos quais viveu a primeira experiência em Moçambique. Chegou depois aos Médicos Sem Fronteiras, pelos quais já esteve na República Democrática Congo (2009), Paquistão (2011), Afeganistão (2012), e, recentemente, na Síria, onde esteve perto da linha da frente do conflito.