4ºciclodiv

Palestras decorrem à quarta-feira e são abertas a toda a comunidade. (Foto: ICBAS)

A crise de natalidade, as doenças neurológicas hereditárias e a presença de agentes carcinogénicos nos alimentos cozinhados são alguns dos temas que vão ser debatidos  até final do ano na Universidade do Porto, no âmbito de mais uma edição – a quarta – do Ciclo de Conferências de Divulgação Científica organizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS/UP) e pela Faculdade de Farmácia (FFUP).

Iniciado em outubro, este ciclo de oito palestras semanais reúne especialistas em temas que marcam a atualidade da grande área das Ciências Biomédicas.

Vão estes temas desde doenças neurológicas de caráter hereditário (paramiloidose ou doença de Machado-Joseph) até à composição dos carcinogéneos dos alimentos cozinhados, passando pelas compressões venosas por artérias no abdómen e, ainda, pelos desafios da saúde pública para o século XXI, como a epidemiologia das hepatites víricas.

Até final do ano, será também abordada a contaminação ambiental por microplásticos e suas implicações para a saúde ambiental e humana, assim como a atual baixa taxa de natalidade, em contraciclo com o aumento da procriação medicamente assistida.

Com a duração de cerca de 40 minutos, e com 15 minutos finais para discussão com o público presente, estas palestras são de entrada livre, realizando-se sempre às quartas-feiras, às 13h00, no Anfiteatro 8 do complexo ICBAS/FFUP, localizado junto aos Jardins do palácio de Cristal.

O programa completo pode ser consultado aqui.