GPS para espaços interiores é a ideia do ano na U.Porto

Audio GPS. iUP25k 2016 (vencedores)

A ideia vencedora foi desenvolvida por Diamantino Freitas, João Moutinho e Rui Araújo, investigadores da FEUP. (Fotos: Egídio Santos / U.Porto)

Encontrar a sala que se procura num hospital, a loja que se pretende num centro comercial ou a obra de arte que se quer ver num centro de exposições pode muitas vezes ser um desafio exasperante, dificultado por labirintos de indicações contraditórias. Mas e se encontrar o caminho certo for possível de forma rápida e apenas com a ajuda do smartphone e… do som? Passa por aí a proposta dos criadores do Audio GPS, uma tecnologia de localização global para espaços interiores idealizada por três investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e grande vencedora da edição de 2016 do iUP25k, o Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto.

Concebida de modo a permitir e facilitar a localização em espaços interiores, a tecnologia desenvolvida por Diamantino Freitas, João Moutinho e Rui Araújo, agora distinguida com um prémio de 15 mil euros (patrocinado pelo Banco Santander), permite ao utilizador captar, através do smartphone ou do tablet, sinais aúdio – impercetíveis – emitidos por um sistema sonoro pré-existente ou a criar facilmente no edifício, possibilitando desta forma a determinação da sua posição global, à semelhança do que acontece nos sistemas de GPS por satélite. De resto, e em comparação com outras soluções existentes no mercado, o Audio GPS permite trazer para o interior dos edifícios – hospitais, áreas comerciais, espaços públicos, etc. – grande parte das vantagens dos tradicionais sistemas de GPS outdoor, de uma forma mais eficaz, económica e preservando a privacidade do utilizador.

iup25k-02

A equipa da Travel Cache recebeu o 2.º prémio do iUP25k das mãos de Cristina Dias Neves, Diretora de Relações Institucionais e Projetos Universitários do Banco Santander Totta.

No segundo lugar da edição 2016 do iUP25k, correspondente a um prémio no valor de 5 mil euros, ficou o Travel Cache, um serviço especialmente pensado para facilitar a vida de quem costuma viajar em em negócios. Desenvolvido por Florian Rehm , Pedro Silva e Richard Ancuta, todos eles estudantes do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE) da U.Porto, este serviço dá ao viajante a possibilidade de receber a sua bagagem no local de destino, permitindo-lhe maximizar o tempo e diminuir o stress da viagem.

iup25k-03

A WEStoreonTEX foi contemplada com o terceiro prémio da edição deste ano do iUP25k.

O terceiro lugar, igualmente distinguido com 5 mil euros, foi para o WEStoreOnTEX, um sistema de produção de têxteis que armazena energia para alimentação de dispositivos portáteis e/ou sensores de monitorização utilizados em Desporto, Saúde e Bem-Estar. A ideia está a ser desenvolvida por três investigadores – Clara Pereira (REQUIMTE/LAQV), André Pereira e Rui Costa (IFIMUP-IN) – do Departamento de Química e Bioquímica e do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências (FCUP).

Para além dos três prémios principais, o iUP25k 2016 distinguiu também as melhores ideias nas áreas das Tecnologias da Informação e da Energia. No domínio das TIC, o Audio GPS acrescentou à a vitória no concurso o Prémio Best TIC, um galardão patrocinado pela Microsoft Portugal e que garante aos vencedores apoio em coaching e mentoring, acesso a aconselhamento sobre programas de financiamento, acesso ao Programa BizSpark da Microsoft para startups de âmbito tecnológico, apoio para acesso a programas internacionais da Microsoft e ainda a oferta de dispositivos mobile da Microsoft. Já o WEStoreOnTEX ficou com o Prémio Best Energy Business, no valor de 2000 euros, patrocinado pela KIC Inno Energy.

A lista de premiados deste ano inclui ainda a Colligi, uma plataforma para gestão de coleções desenvolvida por quatro investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que conquistou o Prémio do Público, determinado após uma renhida competição no Facebook do concurso.

A edição 2016 do iUP25k contou com a participação de 34 ideias candidatas que, durante cerca de dois meses, foram sujeitas a um rigoroso processo de seleção e desenvolvimento que incluiu várias etapas e culminou com uma sessão final realizada na Casa do Infante.

Os prémios foram entregues no passado dia 4 de junho, durante a primeira edição do Startup Fest, promovido pelo Clube de Empreendedorismo da U.Porto (CEdUP).

• David Braganca

Audio GPS: Desde 2012 que a FYI implementa soluções de GPS Indoor para smartphones baseado em sinais de ultrasons. Curiosamente em 2012 essa tecnologia foi também submetida para apreciação, num projeto chamado WEBI, ao Juri do iUP25k. É também curioso saber que existiu e existe um protocolo de desenvolvimento deste sinal entre a FYI e a FEUP.

Parabéns a quem em 2016 ganha. Se quiserem ver a tecnologia a funcionar não terão que esperar já podem ver em projetos da FYI.