Entrega Medalhas de Mérito do MCTES 2016

A entrega das medalhas decorreu durante a abertura do “Ciência 2016”, o maior encontro nacional de ciência. (Foto: DR)

Os investigadores da Universidade do Porto Alírio Rodrigues, Nuno Portas , Pedro Guedes de Oliveira e Teresa Lago foram distinguidos esta segunda-feira, 4 de julho, com a Medalha de Mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) “pelo seu valioso contributo para o desenvolvimento da ciência em Portugal”.

Alírio Rodrigues | FEUP

Com quase quatro décadas de ligação à FEUP, Alírio Rodrigues foi o principal impulsionador do Laboratório de Processos de Separação e Reacção (LSRE). (Foto: DR)

Nome incontornável da investigação em engenharia química em Portugal, Alírio Rodrigues conta com um percurso de quase 40 anos dedicados ao ensino e à investigação na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). Licenciado em Engenharia Química pela FEUP em 1968 e doutorado em 1973 pela Universidade de Nancy, iniciou em 1976 a sua carreira docente na FEUP, onde desempenhou funções como Diretor em dois períodos distintos ( 1978 – 1979 e 1984 – 1990) e foi o principal impulsionador do Laboratório de Processos de Separação e Reacção (LSRE), criado em 1990.

Autor de cerca de 500 artigos científicos, esteve envolvido em projetos de investigação premiados a nível internacional, tendo sido distinguido com o Prémio “Estímulo à Excelência” (2004) atribuído pelo MCTES, e com o Prémio de Excelência Científica da FEUP (2009). Em julho de 2013, deu a sua Última Aula na FEUP e, em 2014, foi proclamado Professor Emérito da U.Porto.

Nuno Portas

Nuno Portas é Professor Catedrático Jubilado da FAUP, onde fundou o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP). (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

Pioneiro na investigação em arquitectura em Portugal, Nuno Portas (1934) concluiu em 1958 o curso de Arquitectura, tendo frequentado as Escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto. Foi investigador do LNEC entre 1963 e 1983 em Habitação e Urbanismo após ter integrado o atelier de Nuno Teotónio Pereira. No pós-Abril de 1974 fez parte dos três primeiros governos provisórios como Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo.

Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), foi um dos fundadores do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP), no âmbito do qual tem desenvolvido uma relevante produção científica que inclui a publicação de inúmeros livros e artigos. É Professor Emérito da U.Porto e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e pelo Instituto Politécnico de Milão.

(foto: D.R.)

Pedro Guedes de Oliveira presidiu o INESC TEC (ex-INESC Porto) entre 1998 e 2005. (Foto: DR)

Pedro Guedes de Oliveira é Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da FEUP, pela qual se licenciou em Engenharia Eletrotécnica. Do seu percurso, ligado não só ao ensino como também à investigação científica e aos institutos de interface, destaca-se ainda a ligação ao INESC TEC (ex-INESC Porto) , organismo que presidiu desde a sua fundação, em 1998, até 2005, e onde  tem desenvolvido a sua atividade de investigação nas áreas dos Circuitos Electrónicos, VLSI Analógico, Engenharia Biomédica, Processamento de Sinal e Redes Neuronais.

Em paralelo com a carreira docente e científica, foi membro não executivo do Conselho de Administração da Agência de Inovação (2005 e 2008), membro da Direção Executiva da Fundação para a Computação Científica Nacional (2008 a 2013), membro do Conselho Científico para as Ciências Exatas e da Engenharia da Fundação de Ciência e Tecnologia (2009 a 2012), membro do Conselho de Administração da Porto 2001-Capital Europeia da Cultura, Presidente da Mesa do Conselho Geral da Culturporto e um dos membros residentes do programa de televisão 4xCiência da RTP entre 2007 e 2009. Professor Emérito da U.Porto, proferiu a sua Última Aula na FEUP em junho de 2015.

TeresaLago_300x200

Teresa Lago fundou e foi a primeira diretora do CAUP – Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. (Foto: U.Porto)

Licenciada em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e doutorada em Astronomia pela Universidade de Sussex (Reino Unido), Teresa Lago desenvolveu toda a sua atividade docente e de investigação na Universidade do Porto, nomeadamente como Professora Catedrática do Departamento de Matemática Aplicada da FCUP. Em 1989 fundou e foi a primeira diretora do CAUP – Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (atual Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, após a fusão com o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa), uma das mais reconhecidas e premiadas unidades de investigação de Portugal.

Membro da Royal Astronomical Society e de vários painéis de conselheiros da Sociedade Astronómica Europeia, da Agência Espacial Europeia e da Comissão Europeia (DG XII), presidiu a Sociedade Porto 2001 – Capital Europeia de Cultura e foi uma das 22 personalidades europeias escolhidas em 2005 para membro fundador do conselho científico do Conselho Europeu de Investigação (ERC). Em 2015, foi eleita secretária-geral da União Astronómica Internacional.

Ao todo o MCTES homenageou 12 personalidades nacionais de várias áreas científicas que, segundo o primeiro-ministro António Costa, contribuíram para o avanço do conhecimento e o enriquecimento da sociedade”. Para além dos três investigadores da U.Porto, foram ainda distinguidos os cientistas Arsélio Pato de Carvalho (neurociências), Carlos Bernardo (engenharia de polímetros), Claudina Rodrigues-Pousada (genómica), João Lopes Baptista (biotecnologia agrícola), João Sentieiro (aplicações de robótica), Luís Reis Torgal (História), Miriam Halpern Pereira (História), Odete Santos Ferreira (investigação da SIDA).

A entrega das Medalhas de Mérito decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, durante a abertura do Encontro para a Ciência e Tecnologia de Portugal (“Ciência 2016”), o maior encontro nacional de ciência. Entre as personalidades presentes contaram-se Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, o presidente do Conselho Europeu de Investigação, Jean-Pierre Bourguignon, o presidente da comissão parlamentar de Educação e Ciência e professor da U.Porto, Alexandre Quintanilha, e o comissário do evento, Carlos Salema.