O protótipo Stop PropagHate, desenvolvido no INESC TEC, vai receber 49,804 mil euros de financiamento do fundo de inovação Digital News Initiative (DNI), da Google.

Trata-se de uma interface de programação de aplicações (API) apoiada por técnicas de aprendizagem automática, que pretende ajudar as empresas de media a identificar automaticamente se os comentários às suas notícias contêm discurso de ódio e a prever também a probabilidade de uma notícia gerar comentários contendo discurso de ódio.

A ideia surgiu da continuidade do trabalho da tese de mestrado de Paula Fortuna, investigadora do INESC TEC no projeto FourEyes (Intelligence, Interaction, Immersion and Innovation for Media Industries).

A tese, que tem como tópico a deteção automática de discurso de ódio, foi orientada por Sérgio Nunes, professor auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do INESC TEC, que posteriormente apontou a importância de aplicar a deteção de discurso de ódio ao contexto do jornalismo, dando continuidade ao projeto e permitindo a candidatura ao DNI Innovation Fund.

No evento da quarta ronda de financiamento foram atribuídos um total de 20,4 milhões de euros a 102 projctos de 26 países, dos quais 1,069 milhões de euros a Portugal. Além do INESC TEC, receberam financiamento os projetos portugueses do Grupo Impresa, da Global Notícias e da startup OKO.

Em 2016, outros dois projetos da U.Porto receberam um total de 100 mil euros do DNI, nomeadamente um protótipo que pretende melhorar o visionamento de vídeos de 360 graus (proposto pelo INESC TEC) e um software de análise – proposto pelo Media Innovation Labs (MIL)- que permite filtrar informação complexa e extrair os dados mais importantes para os jornalistas, recorrendo a inúmeras fontes como teses, dissertações e artigos.

A Digital News Initiative (DNI) é uma parceria entre a Google e editoras de notícias da Europa e tem como objetivo apoiar o jornalismo de elevada qualidade através da tecnologia e da inovação.