Chama-se AmbiVideo360 (Augmented experiences in interactive 360º videos), é o novo projeto do INESC TEC na área de media digital e  vai receber um financiamento da Google de 49.990 euros.

O objetivo passa por continuar a investir na investigação em experiência aumentada, em termos espaciais e de áudio, em vídeos 360º interativos. O AmbiVideo360 vai, assim, aproximar editores de conteúdo e espectadores à criação e à experiência de peças jornalísticas interativas e imersivas.

Os investigadores do INESC TEC perceberam que as peças jornalísticas aumentadas têm uma atenção à narrativa que muitas vezes falta às reportagens mais curtas. Ao contrário, os vídeos 360º imersivos fortalecem a conexão entre o espectador e a história, proporcionando liberdade e imersão ao espectador.

No entanto, este tipo de vídeos representa um desafio para os contadores de histórias, que perdem o controlo da atenção do espectador, dificultando a transmissão da mensagem. Foi, nesse sentido, que os investigadores quiseram apostar em formas inovadoras de transmissão de narrativas imersivas aos espetadores e de atração da sua atenção sem que a experiência seja interrompida.

O AmbiVideo360 vai, assim, explorar tecnologias como áudio espacializado para direcionar a atenção do utilizador, interconexão de histórias através de portais entre ambientes 360º e outros meios de navegação.

Propomos uma framework que possibilite a criação de histórias 360º multimodais imersivas e interativas, onde a narrativa é comunicada através de várias pistas visuais e sonoras, e pode ser explorada de forma interativa. As pistas narrativas vão explorar o som espacializado, em particular para atrair e focar a atenção em elementos específicos da narrativa. A narrativa será estendida ainda mais, permitindo a interação entre os elementos da cena e entre várias cenas”, explica Rui Rodrigues, investigador do INESC TEC, professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e um dos responsáveis deste projeto.

Este é já o terceiro projeto do INESC TEC que é financiado pela Google na área de media digital. Os projetos Stop PropagHate e AumentedVideo360 já tinham sido premiados em rondas anteriores promovidas pela Digital News Initiative (DNI), uma parceria entre a Google e editoras de notícias da Europa e que tem como objetivo apoiar o jornalismo de elevada qualidade através da tecnologia e da inovação.