FCUP

Obra traça o perfil dos jovens portugueses qualificados que partiram para França em consequência da crise económica e social de 2008.

Vai ter lugar esta quarta-feira, dia 11 de março, o lançamento do livro “Geração Europa? Um estudo sobre a jovem emigração qualificada para França” de João Teixeira Lopes, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Este livro, resultado de uma encomenda da Direção-Geral das Comunidades Portuguesas e dos Assuntos Consulares, apresenta um estudo exploratório sobre um perfil particular ainda desconhecido e estaticamente invisível de emigração portuguesa: a jovem emigração qualificada para França a partir da crise económica e social de 2008.

Conciliando abordagens quantitativas (análise secundária de dados estatísticos e inquérito por questionário) e qualitativas (entrevistas em profundidade e retratos sociológicos), o estudo baseia-se ainda na análise de percursos biográficos dos jovens emigrantes, resgatando as suas experiências, atitudes, valores e opiniões, particularmente centradas na vontade de superar as prisões das margens e transições juvenis precárias, interrogando o leitor sobre a existência de uma “geração Europa”, na encruzilhada de processos de mudança e de permanência na sociedade portuguesa.

Na sessão de lançamento, que terá lugar às 15h00, na sala de reuniões da FLUP, estará presente a Diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro; o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário; a Presidente do Observatório dos Luso-descendentes, Emmanuelle Afonso; o jornalista Amílcar Correia e o bolseiro FCT, Giel Fesch.

A entrada é livre.