‘Galp 20-20-20’ é um programa que promove o desenvolvimento de estudos e trabalhos na área da eficiência energética (Foto: Galp Energia)

Foram quatro os antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) distinguidos no âmbito do programa “Galp 20-20-20”, com trabalhos na área da eficiência energética. Criado pela Galp Energia, este é o maior programa nacional de bolsas académicas na área da eficiência energética. A cerimónia de atribuição de prémios decorreu no passado dia 15 de abril, na sede da Galp Energia, em Lisboa.

O ‘Galp 20-20-20’ é um programa de cooperação universitária que promove o desenvolvimento de estudos e trabalhos realizados por estudantes, visando a identificação de sistemas e comportamentos energéticos racionais, aplicáveis na indústria e edifícios. Uma iniciativa que promove a transferência de conhecimento e de inovação entre o mundo empresarial e académico que assenta num sistema de tutoria partilhada dos trabalhos entre a Galp Energia (o gestor de cliente), a empresa cliente e a respetiva universidade. Anualmente são desenvolvidos 30 estudos/trabalhos divididos pelos estudantes da FEUP, Universidade de Aveiro e Instituto Superior Técnico.

Do lado dos alumni da FEUP, o primeiro lugar coube a Carlos Moreira, com um projeto desenvolvido para a Bial. A segunda posição da tabela foi conquistada por  José Júlio Oliveira (representando a Energetus), cabendo os restantes lugares a Christophe da Silva Vieira (com a empresa Cordex) e a Ana Patrícia Maia Oliveira (empresa Lameirinho, Indústria Têxtil). Os prémios para os três primeiros classificados foram de 2250, 1250 e 750 euros, respetivamente.

A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, do presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira De Oliveira, e de Carlos Costa Pina, administrador executivo responsável pela área da inovação e ligação ao mundo académico. Do lado das instituições premiadas, marcaram presença o Diretor da FEUP, Sebastião Feyo de Azevedo, o Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, José Fernando Mendes, e o Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico, José Santos-Victor.