Gala do Desporto da U.Porto 2015 | vencedores

Os premiados da VII Gala do Desporto da U.Porto (Foto: CDUP-UP)

A Reitoria da Universidade do Porto recebeu no passado dia 15 de julho a VII Gala do Desporto da Universidade do Porto, evento que homenageou a excelência alcançada pelos estudantes e técnicos da Universidade ao longo da época desportiva 2014/2015.

No culminar de mais um ano de vitórias, em que a U.Porto voltou a liderar todas as frentes do desporto nacional universitário, alcançando o feito inédito de 191 medalhas conquistadas nos Campeonatos Nacional Universitário (CNU’s), a cerimónia teve como primeiro ponto alto a atribuição do prémio de Mérito Excelência, entregue a Fernando Parente, antigo estudante da U.Porto e atual membro da comissão executiva da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA).

Gala do Desporto da U.Porto 2015 (Fernando Parente)

Fernando Parente recebeu o prémio de Mérito Excelência das mãos do Reitor da U.Porto (Foto: CDUP-UP)

Seguiram-se as revelações dos vencedores do ano nas diversas categorias. O destaque vai para Marta Abreu (FMDUP), nadadora e vencedora de oito títulos nacionais universitários, e Jorge Viterbo, (FLUP), campeão nacional universitário de Xadrez, vencedores na categoria “Atletas do Ano”.

A “Revelação do Ano” foi entregue a Joana Mota (FEUP), graças ao título conquistado no Ténis de Mesa. Na categoria de “Reconhecimento Desportivo” foi galardoada a estudante Maria Teres Ribeiro (FADEUP), heptacampeã nacional universitária de Atletismo.

As modalidades da noite, vencedoras dos galardões “Modalidade individual do ano” e “Modalidade coletiva do ano”, foram a Natação e o Futebol de 7 feminino, respetivamente.

Gala do Desporto da U.Porto 2015 (Sofia Rios)

Tetracampeã nacional universitária e capitão da equipa de Futebol 7 feminino,, Sofia Rios recebeu o galardão de “Modalidade Coletiva do Ano” (Foto: CDUP-UP)

Na categoria de Técnico do Ano, o galardão foi entregue a Nuno Gramaxo, treinador das equipas campeãs nacionais universitárias de Rugby 7 e Rugby Praia feminino. Já o “Instrutor do Ano” é Mariana Pinto, que se vem distinguindo pelo trabalho desenvolvido como instrutora de Zumba e Pilates no Programa UPFit da Universidade do Porto.

O último prémio da noite foi Galardão de “Carreira Desportiva” entregue ao xadrezista André Viela (FEUP), graças à dedicação com que representou a Universidade do Porto desde 2007 e pelas suas diversas conquistas nacionais universitárias, contando ainda com duas participações nos Campeonatos do Mundo Universitários de Xadrez em 2010 e 2012.

Ponto alto da noite foi também a entrega de uma placa de reconhecimento aos estudantes e técnicos da U.Porto que representaram Portugal nas Universíadas 2015. Entre eles esteve Filipa Martins, vencedora da medalha de bronze no concurso de trave da Ginástica Artística.

A cerimónia terminou no pátio exterior da Reitoria com a atuação do Grupo Académico Flyers Desportus da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Nesta sétima edição da Gala do Desporto da U.porto marcaram presença personalidades como o Reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, Manuel Barros, diretor regional norte do IPDJ, Adolfo Vidal, vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Paulo Neto, vice-presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), Daniel Freitas, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), entre os demais pró-reitores, diretores de faculdades da U.Porto e presidentes das Associações de Estudantes.