avatares1

A Didimo e a Gema Digital apresentam tecnologia inovadora na Gala da Inovação. (Foto: DR)

No próximo dia 30 de novembro, o Porto vai testemunhar a antestreia de uma tecnologia pioneira no mundo, que vai permitir criar avatares digitais – a partir de uma fotografia tirada com o telemóvel – de forma mais simples, rápida e económica. O palco é a segunda Gala da Inovação da Universidade do Portoevento que vai juntar no Mosteiro de São Bento da Vitória, empresários, académicos, investigadores científicos e investidores.

Criada na Universidade do Porto por uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências (FCUP) e vencedora da primeira edição do iUP25k, o Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto, a aplicação que está a ser desenvolvida pela Didimo – e que será brevemente apresentada ao público − permite ao utilizador criar a sua versão “avatar” em poucos minutos. Graças a uma parceria com a Gema Digital, os convidados da Gala da U.Porto vão assim poder conhecer os avatares de algumas das principais figuras da Universidade.

Apresentada por Sónia Araújo, uma das caras mais conhecidas da televisão portuguesa, a Gala da Inovação tem como objetivo criar um ambiente de networking, capaz de reforçar as ligações e sinergias entre a Universidade e o mundo empresarial.

valter-hugo-mae

O escritor Valter Hugo Mãe é uma das figuras com presença confirmada na Gala da Inovação da U.Porto. (Foto: DR)

Numa homenagem à criatividade, o evento conta também com a intervenção de Valter Hugo Mãe, antigo estudante da U.Porto e um dos mais conhecidos autores da atualidade. O escritor vai partilhar com os convidados de que forma a criatividade tem sido um elemento chave no sucesso do seu trabalho.

Este ano, a Gala da Inovação vai ainda distinguir três empreendedores ligados à U.Porto, reconhecidos nacional e internacionalmente pela capacidade em inovar e contribuir para a produção de conhecimento, nos diferentes âmbitos: artístico, tecnológico e social. Os nomes dos três homenageados só serão conhecidos na Gala da Inovação.

As inscrições para a Gala da Inovação estão abertas e podem ser feitas online. As receitas obtidas com as entradas para o evento reverterão para o Fundo de Ação Social da Universidade do Porto, destinado a apoiar os estudantes economicamente carenciados.

Esta sessão teve o apoio do U.Norte Inova, um projeto financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Mais informações através do e-mail [email protected].