Futuros mestres apresentam tecnologias inovadoras no UPTEC

Monitorizar o risco, em tempo real, da exposição solar é uma de várias soluções apresentadas.

Monitorizar o risco, em tempo real, da exposição solar é uma de várias soluções apresentadas pelos mestres.

Uma aplicação para android que analisa em tempo real o risco de exposição solar, combinando dados como localização GPS, níveis de radiação ultravioleta e tempo de exposição ao sol, e uma aplicação móvel direcionada para os mais idosos que auxilia na gestão financeiras. Estas são apenas duas das 13 soluções tecnológicas que estarão em exibição esta sexta-feira, dia 4 de julho, a partir das 15h30, no átrio do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

As tecnologias inovadores foram desenvolvidas por estudantes de Mestrado no centro de investigação Fraunhofer AICOS, instalado no Edifício Central do UPTEC.

Os projetos são diversificados, mas com um objetivo comum que se prende com a própria missão do centro de investigação Fraunhofer AICOS: criar soluções tecnológicas inovadoras, de fácil utilização e com utilidade prática, ou seja, sempre com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Para além das aplicações de gestão financeira para idosos (PersonalFinancesApp) e de monitorização do risco de exposição solar (SunPet), outros projetos vão estar em exibição como, por exemplo, uma solução que permite realizar testes diagnósticos à visão e audição através do telemóvel ou computador (GSenses), evitando visitas ao médico, e um sistema de sensores de baixo consumo de energia para portadores da doença de Alzheimer (AlzSense). Estes entre muitos outros exemplos.

O centro de investigação Fraunhofer AICOS recebe anualmente vários estudantes de Mestrado, permitindo-lhes desenvolver o seu trabalho de investigação em ambiente profissional e incentivando a criação de soluções tecnológicas de utilidade prática. Os projetos desenvolvidos são apresentados publicamente no final do ano letivo. Este ano, a apresentação dos trabalhos referentes ao ano letivo 2013/2014 vai decorrer numa sessão aberta ao público, no UPTEC. A entrada é livre.