O ensino do jornalismo online e os novos modelos de negócio associados a este fenónemo vão a debate em Serralves.

No próximo dia 21 de fevereiro, pelas 14h30, o futuro do jornalismo online discute-se no Porto. “Jornalismo Online: ensino, práticas e novos modelos de negócio” é uma conferência organizada pelo P3  – projeto jornalístico resultante da parceria pioneira entre a Universidade do Porto, o INESC PORTO e o Público – e vai juntar académicos, jornalistas e empresários da área das tecnologias e telecomunicações na Fundação de Serralves.

Que mudanças o ambiente online traz às redacções e ao ensino universitário do jornalismo? Que reflexos tem o crescente consumo de informação digital no tradicional modelo de negócio dos jornais? São estas algumas das questões a ser discutidas em dois painéis compostos por especialistas. O primeiro painel (15 horas), dedicado ao “Ensino Integrado do Jornalismo Online, junta Ana Isabel Reis (docente do departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da U.Porto), Roger Cassany (departamento de Comunicação da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona) e Samuel Negredo (jornalista e investigador da Universidade de Navarra, em Pamplona), três académicos, para discutir o papel do online no ensino.

O segundo painel, sobre “Que modelos de negócio na era digital?” (17h30), debate as profundas mudanças e desafios aos paradigmas dos modelos de negócio atuais impostas pelo ciberjornalismo.  António Carriço (director de Marca e Comunicação da Vodafone), Francisco Teixeira (Chief Development Officer da Mediabrands), Hugo Braz (Marketing Manager da Samsung), são os convidados escolhidos para debater a perspetiva de quem anuncia; Pedro Araújo e Sá (Chief Investment Officer da Cofina) e Simone Duarte (diretora executiva do online do Público) mostram a perspectiva da gestão empresarial do setor e da direção editorial dos media digitais.

A apresentação e moderação dos painéis ficará a cargo de Amílcar Correia (diretor do P3), Paulo Frias (diretor do Curso de Ciências da Comunicação) e ainda Bárbara Reis (diretora do Público).

A entrada na conferência “Jornalismo Online: ensino, práticas e novos modelos de negócio” é livre, não estando sujeita a reserva prévia.