Evento quer reunir reunir estudantes, investigadores, professores, empresários e financiadores de todo o mundo. (Foto: UPTEC)

UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto vai reunir, de 25 a 29 de junho, especialistas de todo o mundo para compreender as tendências, tecnologias e desafios que a computação vai enfrentar no futuro. O palco será o Future of Computing, o maior evento sobre o futuro da computação alguma vez realizado em Portugal

Esta iniciativa traz pela primeira vez ao nosso país a discussão sobre a evolução e perspetivas futuras da computação. A liderá-la estarão oradores internacionais da indústria, representantes da Microsoft e da academia, com destaque para as presenças das universidades de Zurique (Suíça), Jena e Heidelberg (Alemanha), Porto e Lisboa (Portugal), Delft (Holanda), entre outras. Computação quântica, neuromórfica, fotónica, química e biológica vão ser alguns dos temas em debate.

“Queremos posicionar o país na vanguarda e discutir as tecnologias que poderão ser a base da computação nos próximos 50 anos. Para isso vamos reunir estudantes, investigadores e professores, mas também empresários, decisores e financiadores, proporcionado aos participantes uma combinação produtiva de perspetiva histórica, conhecimento técnico, e alguma especulação, inspirando-os a imaginar o futuro da computação.”, afirma Cláudia Ribeiro da Silva, Tech Business Developer do UPTEC e coordenadora do Future of Computing.

Integrada nas UPTEC Schools, esta iniciativa, que vai decorrer na Faculdade de Belas Artes da U.Porto, pretende incentivar a indústria e as startups a criarem novos mercados para futuras plataformas de computação; inspirar os investigadores a encontrarem novas linhas de investigação nesta área e debater temas que possam inspirar as Universidades a criar novos cursos de preparação para os futuros criadores de hardware e software.

As inscrições para o evento já estão abertas e decorrem até 15 de abril em: futurecomp.uptec.up.pt/apply-now/. Após esta fase, a organização vai selecionar 200 participantes para frequentarem esta semana de conhecimento intensivo.