(Foto: David Clarke / Unsplash)

A Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (AEFDUP) organizou no passado dia 24 de abril, um jogo de futebol entre uma equipa de estudantes e uma de reclusos do estabelecimento prisional de Custóias. Além de ter proporcionado “uma experiência nova” aos estudantes de Direito e Criminologia, a iniciativa promoveu “um momento de lazer e descontração” entre os reclusos.

“Acreditamos que é muito mais que um jogo de futebol ou uma simples manhã com os reclusos. É a oportunidade de encontro entre os estudantes de Direito e Criminologia com uma realidade até então desconhecida e que, acima de tudo, permite desconstruir ideias preestabelecidas”, explica Catarina Best, responsável pela ação social da AEFDUP.

A organização do jogo de futebol “Para Além dos Nossos Muros” já acontece desde 2013, uma vez em cada semestre, e o feedback tem sido positivo: “Os estudantes demonstram interesse em fazer parte desta atividade nas várias edições e os reclusos vão reconhecendo as caras, o que demonstra também a importância que a visita tem para eles”.

A atividade enquadra-se no plano de atividades da associação de estudantes e complementa a lista de competências dos estudantes com uma experiência extracurricular, mas relacionada com a área de estudos.

A AEFDUP tem tido várias atividades para “cumprir uma missão abrangente e complexa: dos estudantes para a comunidade”. A relação com a comunidade tem sido explorada em três vertentes: dentro da faculdade; com a comunidade envolvente; e com zonas menos favorecidas. As atividades funcionam em regime de voluntariado e com parcerias com associações e autarquias.