Têm em comum a paixão pelo futebol e expressam-no regularmente em debates à volta das técnicas e tácticas que fazem a magia do desporto-rei. O retrato assenta nas figuras do presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, do jornalista Carlos Daniel ou do comentador Luís Freitas Lobo e vai ser testado esta sexta-feira, 21 de fevereiro, a partir das 17h30, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), durante a sessão que assinala o  lançamento do livro “Minuto 91”, de Nuno Corte-Real, professor da FADEUP.

“Vamos falar sobre o Futebol do século  XXI…” é o mote para um debate que vai transformar o Auditório da FADEUP (Rua Dr. Plácido Costa, 91, Porto) num “estádio” aberto a adeptos de todas as cores. Para além dos nomes já referidos estão ainda convocados Nuno Corte-Real e Júlio Garganta, também ele docente da FADEUP.

Em “Minuto 91”, José Correia Alves (pseudónimo de Nuno Corte-Real) dá corpo a uma ideia antiga. “A base deste livro foi escrita há 23 anos e na altura, depois de ter sido treinador, desencantado e zangado com inúmeras situações que vivi, resolvi fazer uma crítica aos caminhos que o futebol estava a percorrer… Agora, passado tanto tempo, continua a fazer sentido falar deste tema e, por isso, numa parceria com o Rui Mendonça das Edições Gémeo, foi possível tirar esta ideia da gaveta e deixá-la voar…”, apresenta o autor.

Mas que acontece afinal ao “Minuto 91”? A resposta surge na forma de um romance sobre o futebol, que gira em torno da  “história de um treinador (Afonso) que, depois de ganhar um titulo importante resolve parar durante um ano”. É então que, “de férias com a sua família numa ilha paradisíaca, redescobre o amor e o ‘verdadeiro’ Futebol, ao mesmo tempo que escreve um ensaio sobre os caminhos que o Futebol, ‘o outro’, tem percorrido…”.

O resto da história está à distância de um “bilhete” gratuito para o lançamento do livro. A sessão é aberta a toda a comunidade. A entrada é livre.

Sobre o autor

Nuno Corte-Real, de 50 anos, é licenciado em Educação Física, mestre em Promoção da Saúde e doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da FADEUP, onde leciona desde 2006. Com um percurso fortemente “ligado às Ciências tal como a minha mãe”, foi também guarda redes, treinador de futebol, jornalista “local”, dirigente desportivo e Professor de Educação Física. Do pai, José Correia Alves , herdou o pseudónimo e o “lado mais criativo e sonhador, aquele que gosta de escrever e de ter “outros olhares” sobre pedaços da natureza…”