A U.Porto alcançou o título nacional universitário em Futebol 7 masculino pelo segundo ano consecutivo. (Foto: DR)

A seleção masculina de Futebol 7 da Universidade do Porto sagrou-se bicampeã nacional universitária da modalidade. Realizado na Covilhã entre 29 e 31 de maio, o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Futebol 7 esteve muito perto de ser perfeito para as cores da U.Porto, que acabaria contudo por falhar a conquista do sétimo título consecutivo no feminino.

Depois do triunfo inédito em 2017, a equipa masculina partiu para esta competição com o objetivo de repetir o feito alcançado em Vila Real. E assim foi.

Com um percurso invicto na fase de grupos, em que somaram por vitórias os jogos disputados – 3-1 à equipa do Politécnico de Leiria (IPLeiria) e 3-0 perante a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) -, os comandados de Daniel Chaves repetiram a dose na fase a eliminar, fruto dos triunfos sobre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (AEFCT), nos quartos de final e meias-finais, respetivamente.

Na grande final, novo encontro com a AAUMINHo e nova vitória, também por 3-0, a valer a conquista do saboroso bicampeonato.

Falhou a dobradinha…

Hexacampeã nacional em título, a equipa feminina de Futebol 7 perdeu o ceptro para a U.Aveiro. (Foto. DR)

No feminino, a U.Porto, hexacampeã nacional universitária em título, procurava continuar a fazer história no desporto universitário nacional. E esteve perto de o conseguir.

Após passar em primeiro lugar do grupo, fruto das vitórias frente à AAUMinho e a AEFCT e do empate com a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), a U.Porto garantiu um lugar no jogo decisivo depois de mais uma vitória – por 2-0, frente ao IPLeiria, nas meias-finais.

O primeiro objetivo estava assim alcançado e o título a apenas uma vitória de distância. Mas desta vez a história não se repetiu e a vitória (2-0) acabaria mesmo por sorrir à Associação Académica da Universidade de Aveiro, nova campeã nacional universitária.

A Universidade do Porto volta a competir, de 5 a 7 de junho, nos Campeonatos Nacionais Universitário de Futebol de praia, Voleibol de Praia, Andebol de Praia e Futevólei.