O processo de fusão da Universidade de Lisboa servirá de mote para um debate sobre a reorganização do sistema de ensino superior em Portugal. (Foto: DR)

Que passos marcaram o processo de fusão que conduziu à criação da atual Universidade de Lisboa? Como se enquadra esse processo no quadro da reorganização cada vez premente do sistema do ensino superior em Portugal? Estas serão algumas das questões a que o ex-reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, vai procurar dar resposta no próximo dia 28 de fevereiro, pelas 15h00, na Reitoria da Universidade do Porto numa conferência intitulada “A Autonomia das faculdades no processo de fusão/criação da Universidade de Lisboa”.

Nesta conferência aberta a toda a comunidade, Sampaio da Nóvoa irá escalpelizar o processo que conduziu, em 2013, à à primeira fusão de instituições de ensino superior em Portugal e consequente criação da atual Universidade de Lisboa, a partir da fusão da antiga Universidade de Lisboa (Clássica) com a Universidade Técnica de Lisboa.

António Sampaio da Nóvoa (Foto: U.Porto)

Esta será por isso uma oportunidade para lançar a discussão sobre os modelos de organização e governação das universidades portuguesas. Um tema que assume caráter de urgência numa altura em que a reestruturação e reorganização do sistema de ensino superior volta a estar na ordem do dia.

Professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e figura de referência no quadro da gestão do ensino superior a nível nacional e europeu, António Sampaio da Nóvoa tomou posse como reitor da U.Lisboa em maio de 2006, exercendo o cargo até à fusão da universidade com a Técnica, em 2013.

Foi também presidente da Associação Internacional de História da Educação (ISCHE) e é membro honorário da rede UNIVERSEUM – European Academic Heritage Network. Já este ano, foi distinguido com o prémio Universidade de Coimbra 2014.

Promovida pelo Conselho Geral da U.Porto, a conferência vai ter lugar no Salão Nobre da Reitoria. A entrada é livre.