O PDICSS é um dos 96 programas incluídos na restrita lista de doutoramentos financiados pela FCT. (Foto:DR)

O Programa Doutoral em Investigação Clínica e Serviços de Saúde (PDICSS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), liderado por Altamiro da Costa Pereira, vai receber meio milhão de euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O financiamento destina-se à criação de três bolsas de doutoramento a atribuir anualmente, durante quatro anos.

Criado em 2007, o PDICSS tem tido uma procura entre três a cinco vezes superior ao número de vagas. Este programa doutoral tem como objetivo a “aquisição de conhecimentos e competências que permitam aos doutorandos fazer investigação de qualidade na área da Investigação Clínica e em Serviços da Saúde, através do contacto com os mais recentes avanços metodológicos e científicos destas áreas”, explica o diretor do PDICSS.

“São exemplos de questões abordadas neste programa de doutoramento, pioneiro a nível nacional, o estudo da etiologia, diagnóstico, tratamento e prognóstico da doença; a análise de decisão clínica; a avaliação de tecnologias em saúde; a avaliação da qualidade dos serviços prestados, a satisfação de utentes e profissionais de saúde, o acesso a cuidados de saúde e os aspetos económicos e de equidade na prestação de cuidados e distribuição de recursos”, acrescenta Altamiro da Costa Pereira, professor catedrático e diretor do Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde (CIDES) da FMUP.

Nos concursos de 2012 e 2013, cujos resultados são agora conhecidos, foram submetidas 450 candidaturas, sendo apenas 96 propostas recomendadas para financiamento (64 das quais na área das Ciências da Vida e Saúde), após avaliação por um painel de peritos internacional.

O objetivo de cada concurso de Programas de Doutoramento FCT é avaliar e selecionar as propostas mais competitivas internacionalmente.

Mais informação sobre o PDICSS aqui.