O acordo foi assinado no edifício da Reitoria, onde ficará instalado o polo central do MHNC-UP. (Foto: U.Porto)

“A partir de hoje, a Fundação “la Caixa” torna-se mecenas de um Museu com potencialidades pedagógico-científicas únicas no nosso país”. Foi desta forma que o Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, “selou”, esta quinta-feira, a assinatura do convénio de colaboração com a maior fundação privada espanhola, que prevê a atribuição de 100 mil euros para a realização de projetos no futuro polo central do Museu de História Natural e Ciência da U.Porto (MHNC-UP), atualmente em construção no Edifício Histórico da Reitoria.

Com abertura prevista para 2021, aquele que será o”eixo” central do MHNC-UP vai concentrar e disponibilizar à comunidade as valiosas coleções de geologia, paleontologia, zoologia, arqueologia e etnografia, botânica e ciência da U.Porto. Tudo isto “num espaço moderno, atrativo e ergonómico” que, segundo António de Sousa Pereira, permitirá ao edifício da Reitoria “ganhar um redobrado protagonismo na cidade”.

Admitindo que “num contexto de subfinanciamento do ensino superior, os apoios de instituições mecenáticas são fundamentais para que as universidades possam cumprir os seus deveres perante a comunidade”, o Reitor da U.Porto vincou que “para a Universidade, é muito gratificante rubricar um protocolo de colaboração com aquela que é uma das mais importantes instituições mecenáticas a nível mundial”.

Na mesma linha, António de Sousa Pereira reiterou “a total abertura da Universidade do Porto à cooperação institucional”, vincando que “somos uma universidade virada para o exterior e disponível para interagir com diferentes instituições nacionais e internacionais, tendo em vista o bem comum.”

A atribuir durante os próximos três anos, o apoio da Fundação ”la Caixa” será aplicado em atividades de investigação, conservação e divulgação desenvolvidas no polo central do MHNC-UP.

“Sendo a divulgação da ciência um dos objetivos primeiros da fundação, interessou-nos desde logo seguir e apoiar este projeto do Museu da Universidade do Porto”, justificou por sua vez Artur Santos Silva, curador da Fundação La Caixa. Aberta ficou ainda a porta para futuros investimentos após a abertura do polo central do MHNC-UP,”desde que sejam preenchidos determinados parâmetros que estou certo que serão cumpridos”, referiu o também presidente honorário do BPI e presidente do Conselho Geral da U.Porto.

Criado em 2015, o MHNC-UP conta , desde 2017, com um polo aberto ao público, no qual se incluem a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e o Jardim Botânico do Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A assinatura do convénio de colaboração decorreu no edifício da Reitoria e contou ainda com as presenças do diretor do MHNC-UP, Nuno Ferrand, e de Rafael Chueca, diretor da Fundação “la Caixa”.

Sobre a A Fundação ”la Caixa”

Com sede em Espanha, a Fundação ”la Caixa” é uma fundação controlada pela terceira maior instituição financeira espanhola, cuja missão se foca no apoio a projetos de cariz social em áreas tão variadas como a ciência, a cultura, a educação ou a investigação. Em 2018, iniciou a sua implantação em Portugal, na sequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.