Fernando-Mar_300x200

Fernando Mar recebeu a Bolsa para Jovens Investigadores em Dor 2016 da Fundação Grünenthal.

A Fundação Grünenthal entregou a Bolsa para Jovens Investigadores em Dor 2016, no valor de dez mil euros, a Fernando Mar, investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S). Esta bolsa vai permitir ao investigador identificar novos mecanismos para compreender a dor neuropática, um tipo de dor crónica que afeta gravemente a qualidade de vida.

A dor neuropática, refira-se, deve-se essencialmente a uma disfunção da atividade neuronal. Sabe-se também que o segmento inicial do axónio é extremamente importante para o controlo da atividade neuronal. Nesse sentido, explica o investigador premiado, «neste trabalho procuramos identificar que alterações existem na estrutura do segmento inicial do axónio e se estas têm repercussão na atividade neuronal». Desta forma, continua, «poderemos compreender de que forma a regulação do segmento inicial do axónio pode ser usada para o tratamento de situações de dor crónica».

Este projeto será desenvolvido na sequência de uma colaboração entre os grupos do i3S liderados por Mónica Sousa e por Boris Safronov e o grupo do Instituto Gulbenkian da Ciência liderado por Gabriel Martins.

O projeto foi apreciado por um júri, composto por cinco elementos, que avaliou a originalidade da pergunta de investigação, incluindo a importância e possíveis repercussões científicas e sociais, assim como a qualidade do plano de investigação.

A Fundação Grünenthal, recorde-se, é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao âmbito da dor e respetivo tratamento.